Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Governança participativa é indissociável do Direito da Cidade”, afirma palestrante em webinar sobre a revitalização da cidade do Rio de Janeiro


Governança participativa é indissociável do Direito da Cidade
clique na imagem para ampliar

Na manhã da última sexta-feira (30), o Fórum Permanente de Direito da Cidade da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu o webinar “Revitalização da cidade do Rio de Janeiro pós-pandemia”. O evento foi transmitido por meio das plataformas Zoom e YouTube.


O presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abriu o encontro.


A vice-presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da EMERJ, Vânia Siciliano Aieta, doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), falou que, para implantar medidas tecnológicas na cidade, anteriormente deve ser feita uma capacitação da população para receber as inovações tecnológicas: “De nada adianta implementarmos inovações se não prepararmos as pessoas no ambiente educacional para esse modelo. Esses grandes países, China e Dinamarca, são países que utilizam essas tecnologias, mas, por outro lado, são países que estimularam muito a educação dos seus povos”.


A vice-presidente da ONG Instituto Projeto Público, Laila Melo, tratou do tema governança participativa: “A governança participativa é indissociável do Direito da Cidade. As cidades são pensadas como resposta aos momentos culturais, tecnológicos e de crise em que vivemos".


"É na perspectiva do município que a cidadania se exerce, é na cidade que a experiência cidadã acontece. Hoje, o centro da cidade se tornou uma referência geográfica, é centro porque está no meio, e não por ser o centro de tudo", afirmou Laila Melo.


"Nós tivemos diversas crises econômicas e comerciais, porque a Bolsa de Valores foi para São Paulo. Porém, nós temos uma preocupação recente que é o fechamento de dezenas de agências bancárias, temos que ressignificar o que iremos fazer com esses locais. Tivemos a perda de pequenos negócios no centro da cidade, esses pequenos negócios sustentavam um grande número de empregos e bares na região", ressaltou o advogado Cláudio Castro, especialista em Direito Imobiliário pela PUC.


O professor Márcio Sette Fortes, mestre em Administração e em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), participou do encontro.


Os eventos da Escola ficam salvos no canal do YouTube, Emerj eventos, para serem acessados após a transmissão.

Para assistir a esse webinar completo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=x2wtpYj6Y_Y



Foto: Rosane Naylor



02 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)