Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fundador do “Voz das Comunidades” será o convidado do “Sextas na EMERJ”


clique na imagem para ampliar


“Sextas na EMERJ - Biblioteca” receberá, no próximo dia 28, às 17h, o fundador do Portal @Voznascomunidades, Rene Silva dos Santos. A entrevista será conduzida pela juíza Andréa Pachá, mestra em Direitos Humanos e Saúde Pública pela Fiocruz, via Instagram oficial da EMERJ, @emerjoficial.


O programa, que faz parte do projeto de revitalização da Biblioteca TJRJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, terá como palavra chave “Favela”.


O convidado:


Líder comunitário, comunicador, influenciador, escritor e palestrante, Rene Silva é considerado uma das vozes mais representativas do Complexo do Alemão. Em 2015, foi listado como um dos 30 jovens brasileiros até os 30 anos mais influentes pela revista Forbes. No ano de 2018, foi reconhecido pela organização Mipad (Most Influential People of African Descent), em Nova York, como um dos 100 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo. Em 2020, foi considerado o carioca do ano pela revista VejaRio.


“Muita gente vê minhas conquistas, mas não tem noção do sacrifício de manter esse projeto vivo, nem de quantas pessoas estão por trás do Voz das Comunidades. Posso ter começado ainda muito cedo, com 11 anos de idade na época, muita gente acha que tudo sempre foi muito fácil pra mim. Pensei em desistir? Sim, claro, mas a minha vontade de fazer alguma coisa foi muito maior do que a de desistir. Estou feliz por viver diversos momentos especiais e de reconhecimento do que tem sido feito através do nosso trabalho de comunicação nas comunidades”, disse, em 2018, para o portal Voz das Comunidades, após receber o prêmio.


Aos 11 anos, ainda criança, criou um jornal no qual relatava problemas do colégio em que estudava e sugeria soluções. Aos 17 anos, o jovem morador da comunidade fez uma cobertura ao vivo da pacificação do Complexo do Alemão, usando sua conta do Twitter para divulgar detalhes da operação de dentro do Morro, o que serviu de fonte para os principais jornais do país.


Com a pandemia do novo coronavírus, Rene Silva e sua turma capitanearam o projeto “Prato das Comunidades”, que entrega refeições para moradores da comunidade. Ao todo, mais de 130 mil quentinhas foram entregues e mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas com as doações. Em entrevista à revista VejaRio, Rene comentou: “As pessoas vinham até a gente pedir 1 quilo de arroz, 1 quilo de feijão, itens muito básicos. Foi aí que me dei conta de como a situação estava realmente crítica. Os moradores falavam: 'Você diz para a gente ficar em casa, mas como vamos comer sem trabalhar?’.”


Fotos: Rosane Naylor

24 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)