Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fraude bancária e golpes do Whatsapp, delivery e motoboy serão temas da próxima reunião do Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da EMERJ


clique na imagem para ampliar

As inscrições estão abertas para o webinar “Fraude e Engenharia Social: “Golpe do Motoboy”, Fraude Bancária e Golpes do Whatsapp Golpe “Novo Número”, “Account Takeover” e Golpe do Sim Swap Golpe Delivery”. O evento é promovido pelo Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e ocorrerá no dia 23 de julho, às 14h, via Zoom e YouTube.

A abertura do encontro será do presidente do Fórum, juiz Flávio Citro Vieira de Mello, e da vice-presidente do Fórum, desembargadora Ana Maria de Oliveira, que também é presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ.


O advogado Walter Capanema e o chefe de segurança corporativa do Itaú Unibanco, Adriano Volpini serão os palestrantes.


Engenharia social:


O termo Engenharia social é utilizado para descrever um método de ataque em que alguém faz uso de persuasão para conseguir informações confidenciais, muitas vezes se aproveitando da ingenuidade ou confiança da vítima.


Esse tipo de golpe pode ocorrer por e-mail, em que dizem que o usuário de uma conta bancária deve modificar sua senha por algum problema técnico; por contato telefônico, em que induzem a pessoa a passar alguns dados e a cortar o cartão do banco e entregar ao motoboy; e pelo Whatsapp, em que dizem que, para conseguir determinado benefício, a vítima tem que se cadastrar no link ou digitar o código de confirmação que enviaram para o seu celular. Os crimes ocorrem também em empresas, por isso há organizações que antes de lançar um produto os colocam em cofres, para que não haja vazamento de informações por meio de seus funcionários. Esses são alguns dos golpes que podem ser aplicados, porém, há outros que serão abordados na reunião.


Os webinars da EMERJ são gratuitos e concedem hora de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos estudantes de Direito que se inscreverem no evento.

Para se inscrever nesse encontro, clique no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/fraude-e-engenharia-social.html



09 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)