Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Permanente de Direito e Economia promove debate sobre as criptomoedas


clique na imagem para ampliar


“Criptomoedas e clube-empresa” será o tema do debate na próxima quinta-feira, dia 9, no evento promovido pelo Fórum Permanente de Direito e Economia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O encontro, que marcará a 4ª reunião do Fórum, será transmitido via Zoom e YouTube.


Em uma pesquisa feita pela gestora de criptomoedas - moedas digitais - Hashdex, o número de investidores em 2021 cresceu 928% se comparado ao ano anterior. Em 2020, a modalidade contava com 30 mil investidores e, atualmente, pulou para 325 mil. No Brasil, a moeda digital mais conhecida é o Bitcoin.


Em agosto deste ano, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei 5516/2019, que cria a Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A proposta, que foi apresentada em julho, permite que os times possam se tornar clubes-empresas, modelo adotado em outros países. Atualmente, no Brasil, dos 40 clubes que compõem a primeira e segunda divisão do campeonato nacional, apenas dois são clubes-empresas: Cuiabá Esporte Clube e Red Bull Bragantino.


A abertura do evento será feita pelo advogado e vice-presidente do Fórum, Luiz Roberto Ayoub, mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá, e terá palestras do advogado Pablo Cerdeira, membro do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e pelo managing director da Alvarez & Marsal Brasil, Leonardo Coelho, MBA em Gestão pela ESADE em Barcelona. Eles falarão sobre “Criptoativos e seus usos no mercado esportivo e na recuperação de clubes” e “Criptoativos como instrumentos de monetização”.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento.


A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Criptomoedas-e-clube-empresa.html




03 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)