Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Foi como voltar para a infância, quando lia as histórias de Monteiro Lobato”, diz juíza em estreia da nova temporada do programa Livro Aberto


clique na imagem para ampliar


Nesta sexta-feira, dia 8, foi apresentada a primeira leitura da terceira temporada do programa Livro Aberto, em sua edição especial para o Dia das Crianças. O projeto da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira é promovido pela Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


Nesta edição do programa, dirigido por Silvia Monte, as leituras têm como foco o público infanto-juvenil, com obras do Monteiro Lobato, do Geovani Martins e do juiz Luiz Eduardo Castro Neves. Para a estreia, magistrados do Poder Judiciário leram três histórias da obra Fábulas: “A cigarra e as formigas”; “O cão e o lobo”; e “Liga das nações”.


Também participaram do encontro, virtualmente, professores e alunos das escolas municipais Mestre Waldemiro; Professor Fábio César Pacífico; Denise Maria Torres; e Orlando Villas Boas.


Roda de conversa


Após a leitura das histórias, que estão disponíveis no site da EMERJ, os magistrados abriram o evento para uma roda de conversa com quem estava assistindo ao vivo pelo Zoom. Participaram da leitura a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ, e os juízes Alessandra Aleixo e Ricardo Andrade.


“Com a Comissão, estamos buscando através da Literatura fazer com que a leitura nos aprimore. Quando focamos em um trabalho, uma carreira, estudamos só aquilo. Com isso, acabamos esquecendo de todo o resto. Com esse programa, estamos resgatando essa vontade de ler que todos nós temos”, disse a desembargadora Ana Maria de Oliveira.


Os juízes enfatizaram que a leitura das histórias do Machado de Assis fez com que voltassem à infância. O juiz Ricardo Andrade disse: “Aqui no Brasil, Monteiro Lobato foi um dos grandes, que trouxe a literatura para as crianças, adaptando para o contexto brasileiro. A leitura foi muito boa para relembrar a infância, quando eu lia as obras. Tenho algumas na minha casa, mas creio que meus filhos não as leram tanto quanto eu”.


Já a juíza Alessandra Aleixo comentou: “A experiência, para mim, foi como voltar para a infância, quando lia as histórias de Monteiro Lobato. Lamentavelmente, com o tempo vamos mudando as leituras, mas é sempre bom ler sobre essa temática, para voltar no tempo com as memórias”.


Para ler as histórias escolhidas da obra Fábulas, acesse:

https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto/terceira-temporada/LA_III_Monteiro_Lobato_FAbulas_1_2_3.pdf


Para assistir à transmissão completa do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=VmuOagriD-4



08 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)