Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Fintechs” será tema do próximo webinar do Fórum Permanente de Direito Empresarial


clique na imagem para ampliar


Na noite do próximo dia 23, às 18h, ocorrerá a 147ª reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), com o título “Desafios das Empresas Financeiras Digitais – Fintechs”. O evento será por meio das plataformas Zoom e YouTube.


Fintech é a união de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia), em tradução livre seria tecnologia financeira. Usa-se esse termo para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, isto é, que fazem uso da tecnologia como um diferencial. Essas empresas tecnológicas oferecem diversas soluções financeiras, como conta digital, empréstimos e seguros.


O evento da EMERJ que tratará do tema, será aberto pelo desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, presidente do Fórum, e o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, vice-presidente do Fórum, será o moderador.


Os palestrantes serão: o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Flávio Maia Fernandes dos Santos, procurador aposentado do Banco Central do Brasil e mestre em Direito pela New York University School of Law, e o advogado Jairo Saddi, árbitro e parecerista em São Paulo e doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo.


Fintechs


De acordo com o Gloogle Trends, nos dois últimos meses, julho e agosto, o número de pessoas que pesquisaram o termo “fintech” atingiu a margem de 100% de popularidade a nível mundial. Os países que mais fizeram buscas com a expressão foram: Costa do Marfim, China, Lituânia, Colômbia, Estados Unidos, Brasil, México, Egito, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Grécia, Malásia, Indonésia, Índia, Japão, Paquistão e Irã.


O número de empresas criando soluções inovadoras para o setor financeiro aumenta a cada dia. Em junho de 2018, um estudo do Finnovation apontou que o número de fintechs no Brasil era de 377. Na pesquisa de 2019, o número de empresas financeiras que usam somente os meios digitais no país subiu para 504.


Em grande parte dos países do mundo, o setor financeiro é vigiado de perto pelo governo. Por isso, as novas startups precisam seguir uma série de regras e normas específicas. No Brasil, o Banco Central é uma das instituições que regula o mercado e monitora as atividades do setor financeiro.


Os webinars da EMERJ possibilitam que os participantes do evento, que se inscreveram na reunião, façam perguntas por meio do chat interativo da plataforma Zoom. As palestras são gratuitas e estudantes de Direito podem receber horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).


Para se inscrever nesse encontro, acesse o link:https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Desafios-das-empresas-financeiras-digitais-fintechs.html


Bibliografia
Pesquisa sobre o termo Fintech, realizada no dia 14 de setembro de 2021: https://trends.google.com.br/trends/explore?cat=520&q=%2Fm%2F012c1cfr


Mapa de Fintechs no Brasil produzida pela Finnovation em 18 de setembro de 2019: https://finnovation.com.br/mapa-de-fintechs-brasil/


16 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)