Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados e militantes pela defesa dos animais debaterão a “Farra do Boi”


Magistrados e militantes pela defesa dos animais debaterão a “Farra do Boi”
clique na imagem para ampliar

Com a participação do ator e dramaturgo Miguel Falabella, defensor dos animais, no próximo dia 21, às 17h, via Zoom e YouTube, o Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, em sua 5ª reunião, o webinar “Farra do boi: o descumprimento da decisão do STF”.


Apesar da proibição e criminalização, a “Farra do Boi” continua acontecendo às escondidas no Brasil. Ritual típico de Santa Catarina, a prática consiste em soltar o animal em um local aberto, fazendo com que o mesmo corra atrás das pessoas que estão participando. Durante a ação, o animal é ferido, provocado e torturado, o que resulta - na maioria das vezes - em seu sacrifício.


Participarão da abertura do encontro a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, e o presidente do Fórum, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Direito pela Universidade Gama Filho.


Também estarão no webinar, como palestrantes, a vice-presidente do Fórum, professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar, pós-doutoranda, doutora e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá; a juíza Rosana Navega Chagas; o capitão da Polícia Militar de Santa Catarina, Fernando Magoga Conde, pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Meridional; e a jornalista Janine Koneski de Abreu, mestre e especialista em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.


O ator e dramaturgo Miguel Falabella participou, em 2019, de um vídeo da Organização #342Amazonia em protesto contra projetos de lei que tinham como finalidade liberar a caça de animais silvestres no Brasil. No vídeo, o ator questiona: “Qual recado passaríamos para gerações futuras? Eles crescerão vendo animais sendo caçados como algo normal?”. O ator será um dos palestrantes no encontro.


O evento é gratuito e serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. Para se inscrever, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/o-descumprimento-da-decisao-do-STF.html.



16 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)