Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ realiza último dia da Semana de Valorização da Primeira Infância


Evento também promoveu debates nos dias 10, 11 e 15 de março


Evento também promoveu debates nos dias 10, 11 e 15 de março
clique na imagem para ampliar


Neste quarto e último dia da “I Semana Estadual de Valorização da Primeira Infância e VI Semana de Valorização da Primeira Infância do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)”, o Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu o painel “Pandemia e primeira infância: escola, saúde e família”, que debateu “Os efeitos da pandemia da Covid-19 no ambiente escolar e na saúde da criança” e a “Experiência no trabalho com famílias na pandemia da Covid-19”.


Nesta terça-feira, dia 16, palestraram no encontro a pedagoga Thereza Marcilio, mestre em educação pela Harvard Graduate School of Education; a professora Evelyn Eisenstein, bacharel em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Endocrinologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo; a diretora da Fundação AMI, Maria Del Carmen Vasquez; a diretora da Associação Brasileira Terra dos Homens, Claudia Cabral; e a professora Sylvia Nabinger, doutora em Direito de Família pela Universite Jean Moulin.


Ao falar do fechamento das escolas na pandemia, a pedagoga Thereza Marcilio afirmou: “As escolas ficaram fechadas por todo o ano letivo de 2020 e algumas continuam em 2021. Nenhum país fechou o ano letivo inteiro. É algo gravíssimo. Vemos muito na mídia o debate a respeito da volta das aulas, mas em geral a discussão é sobre a rede privada de ensino, o que reflete o cenário de desigualdade no país. Devemos lembrar que temos uma das maiores redes públicas de ensino do mundo”.


“A creche é muito importante e salvadora na primeira infância. Como é possível que os professores não sejam colocados como prioridade na vacinação? Precisamos dos professores nas escolas. Por mais que os pais se interessem em ensinar, as crianças precisam do estímulo dos colegas e professores. A escola de educação infantil é salvadora, pois se em algumas famílias não se pratica o bom trato, as horas que as crianças passam na creche ou escola elas têm a oportunidade de se refazer mentalmente e, talvez, essa política pública de prevenção precoce vai dar uma oportunidade para essa criança ser na vida adulta uma pessoa capaz de se cuidar e ser autônomo. Para mim, isso vai fazer toda a diferença no futuro”, argumentou a professora Sylvia Nabinger.


O encerramento do evento foi feito pela vice-presidente do Fórum, juíza Raquel dos Santos Pereira Chrispino, bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que disse: “Lembro de no ano passado, do dia 9 ao dia 13 de março, fazermos a “V Semana de Valorização da Primeira Infância do TJRJ”, e foi o dia que tudo fechou. Foi o último evento presencial. É significativo o evento de hoje, e tomara que daqui para a frente consigamos realizar mais encontros do tipo, para enfrentarmos tudo o que virá”.


Para assistir à transmissão completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EjMp5JC_-Hs&ab_channel=Emerjeventos


Foto: Rosane Naylor



16 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)