Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Especialização do Direito Empresarial nos Tribunais” será tema de evento na EMERJ


“Especialização do Direito Empresarial nos Tribunais” será tema de evento na EMERJ
clique na imagem para ampliar

A 146ª reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promove o webinar “Especialização do Direito Empresarial nos Tribunais - efeitos econômicos e reflexos na segurança jurídica”. O evento ocorrerá às 18h do dia 11 de agosto, por meio das plataformas Zoom e YouTube.


A abertura do encontro será feita pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Já o desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, presidente do Fórum e mestre em Administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) será o mediador.


Os palestrantes desse evento serão: a desembargadora Mônica Maria Costa Di Piero, presidente do Fórum Permanente de Direito e Economia da EMERJ; a advogada Ana Tereza Palhares Basílio, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), membro do Fórum de Direito Empresarial da EMERJ e especialista em Direito Internacional pela Universidade de Wisconsin-Madison; o juiz auxiliar da Presidência do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Daniel Carnio Costa; e o secretário especial do Tesouro Nacional e Orçamento, Bruno Funchal, doutor em Economia pela FGV.


Segurança jurídica


O conceito segurança Jurídica busca prever, estabilizar e compreender os direitos e deveres em ambientes empresariais, para que assim haja maior segurança entre as relações de negócios. Portanto, ela se torna um instrumento de orientação e proteção para a sociedade.


No ambiente empresarial, a segurança jurídica auxilia na infraestrutura, qualidade da educação, capacitação profissional, entre outros. Quanto maior a estabilidade jurídica, maior a chance de atrair investidores para aquela empresa.


Caso se interesse em saber mais sobre o tema, acesse a matériado Conjur publicada em 21 de novembro de 2020: https://www.conjur.com.br/2020-nov-21/observatorio-constitucional-seguranca-juridica-constituicao-federal


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. Para se inscrever, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/especializacao-do-direito-empresarial-nos-tribunais.html



06 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)