Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Enfermagem em tempos de Covid-19” será tema de debate na EMERJ


clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Social (NUPEBIOS), realizará, no dia 31 de agosto, às 10h, via plataformas Zoom e YouTube, uma ampla discussão acerca do tema “Enfermagem e pandemia: desafios e perspectivas”. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A palestrante no encontro será a professora Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falará sobre “Trabalho de enfermagem em tempos de Covid-19: aprofundamento do sofrimento moral e psíquico”.


Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus e a interrupção da rotina, como o trabalho e os estudos presenciais, pessoas de todas as idades se viram obrigadas a ficar em casa para cuidar da sua saúde física. Mas como fica a saúde mental? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem de depressão e um a cada 13 indivíduos manifestam sintomas de ansiedade.


A abertura do encontro será feita pela presidente do Fórum, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Fiocruz e terá como debatedora Marcia Oliveira, enfermeira aposentada e doutora em Bioética pela Fiocruz.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Enfermagem-e-pandemia-desafios-e-perspectivas.html



23 de Agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)