Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ trará para debate o tema “Racionalidade Neoliberal no Sistema de Justiça: As Mudanças no Imaginário e na Normatividade”


EMERJ trará para debate o tema “Racionalidade Neoliberal no Sistema de Justiça: As Mudanças no Imaginário e na Normatividade”
clique na imagem para ampliar


A obra “Contra a Miséria Neoliberal” de Rubens Casara será lançada no webinar “Racionalidade Neoliberal no Sistema de Justiça: As Mudanças no Imaginário e na Normatividade”, promovido pelo Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), no dia 29 de junho, às 10h. O encontro contará com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e será transmitido por meio das plataformas Zoom e YouTube.


A diretora-geral da Escola, Cristina Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ), abrirá o encontro com o presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela UB/Espanha.


A reunião contará com a palestra do juiz Rubens Casara, doutor em Direito pela Unesa. Casara é autor do livro “Contra a Miséria Neoliberal” que trata constantemente do neoliberalismo. Christian Laval escreveu o prefácio da obra e diz: “O autor oferece ao leitor brasileiro uma entrada extremamente clara em toda uma série de análises e pesquisas que compõem o que poderia ser chamado, para usar uma expressão inglesa, neoliberalism studies, que têm se desenvolvido há cerca de vinte anos em nível internacional. Esses estudos permitiram corrigir uma sequência de erros, como o que consiste em identificar o neoliberalismo com uma completa abstenção do Estado na vida econômica e social. O neoliberalismo não é, e nem pode ser, no plano da prática algo “antiestado”, como proclamado por doutrinas que são mais ligadas ao libertarismo do que propriamente neoliberais. É preciso dar ao termo o sentido mais exato que está presente nos trabalhos de pesquisa inspirados pelas intuições de Michel Foucault”.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feita pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Racionalidade-Neoliberal-no-Sistema-de-Justica.htm



21 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)