Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ reúne alguns dos maiores pesquisadores do país para um debate sobre formas adequadas para o tratamento das pessoas envolvidas em conflitos criminais



EMERJ reúne alguns dos maiores pesquisadores do país para um debate sobre formas adequadas para o tratamento das pessoas envolvidas em conflitos criminais
clique na imagem para ampliar


“Mediação em Prisões, Escolas e pela Polícia nos Estados Unidos. Mais Diálogo e Menos Duelo” é o tema do próximo webinar do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos que ocorrerá às 10h, no dia 25 de março. A transmissão será através da plataforma Zoom e do canal do YouTube “Emerj eventos”.


O presidente do Fórum, desembargador César Cury, destacou: “O evento colocará em discussão um dos temas mais desafiadores à sociedade em geral e ao magistrado. A forma de tratamento das pessoas envolvidas nos conflitos criminais constitui importante indicador da democracia e da cidadania das sociedades contemporâneas. As medidas de punição corporal - nem sempre em condições aceitáveis - são a forma mais comum de retribuição pelo comportamento infrator, mas não são as únicas, nem sempre as mais adequadas, e são normalmente desacompanhadas de outras medidas mais efetivas, voltadas à restauração das relações e à reinserção social. Os magistrados e demais profissionais do Direito, e a sociedade em geral terão, neste evento, a oportunidade de ouvir e debater com alguns dos maiores pesquisadores do país importantes reflexões e experiências sobre o tema”.


“Durante o webinar serão expostas algumas das experiências mais exitosas no Brasil e no exterior, cujas comparações entre si e com as práticas mais correntes permitirão uma visão crítica e construtivista sobre o modo de tratamento das pessoas envolvidas em infrações criminais”, acrescentou o desembargador César Cury.


O desembargador Cury é doutorando em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), mestre em Direito pela UNESA, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), presidente do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos , diretor de Métodos Consensuais do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mediação da EMERJ, membro da Comissão de Acesso à Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), professor convidado da pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e UNESA. Ele é autor de diversos artigos, além de coordenador de livros científicos na área do Direito, Mediação e Tecnologia.


Os palestrantes:


Juiz Anderson de Paiva Gabriel é doutorando em Direito Processual pela UERJ, mestre em Direito Processual pela UERJ, juiz de Direito do TJRJ, auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pesquisador Visitante na Berkeley Law School (University of California-Berkeley/EUA), professor de Direito Processual Penal da EMERJ e da Escola de Administração Judiciária (ESAJ). “O contraditório participativo no processo penal: uma análise da fase pré-processual à luz do Código de Processo Civil de 2015 e da Constituição” Advogada Maria Eduarda Moog Rodrigues da Cunha é Mestre em Direito pela UERJ, mestre em Law and Business pela Bucerius Law School, (BLS/Alemanha), pós-graduada lato sensu em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), advogada estrangeira no escritório Ogier, com experiência na área de Direito, com ênfase em resolução de disputas cíveis e empresariais.


Advogado Rodrigo Fux é doutorando em Direito Processual pela UERJ, mestre em Direito processual pela UERJ, sócio de Fux Advogados, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Administrativo.


O evento será dividido em duas palestras. A primeira será apresentada pelo juiz Anderson Gabriel e a advogada Maria Eduarda Moog com o tema “Uma Breve Análise da Utilização da Mediação em Prisões, Escolas e pela Polícia nos Estados Unidos: Casos de Sucesso que Contribuíram para a Disseminação do Instituto na Sociedade Norte Americana” e a segunda será pelo advogado Rodrigo Fux por meio do tema “Mais Diálogo e Menos Duelo: Mediar é Preciso”.


Para participar deste evento, se inscreva através do link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/mediacao-em-prisoes-escolas-e-pela-policia-nos-estados-unidos.html



17 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)