Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promoverá evento em homenagem ao professor Claus-Wilhelm Canaris


EMERJ promoverá evento em homenagem ao professor Claus-Wilhelm Canaris
clique na imagem para ampliar

O Direito Civil perdeu um dos maiores especialistas em Direito das Obrigações em todo o mundo. O professor, advogado e jurista alemão Claus-Wilhelm Canaris, titular da Ludwig Maximilian Universität de Munique, morreu em março deste ano, aos 83 anos.


E a EMERJ se prepara para uma homenagem especial. Em setembro, vai sediar um encontro bilateral Brasil-Alemanha com palestras de civilistas dos dois países.


Será um evento conjunto do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez, presidido pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ; e pelo Fórum Permanente e de Direito Civil professor Sylvio Capanema de Souza, presidido pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. O encontro está agendado para 20 de setembro.


O professor


Claus-Wilhelm Canaris teve destacada atuação na área do Direito Civil e da Filosofia Jurídica. Foi autor de diversos livros, em vários países - incluindo o Brasil -, além de artigos científicos. O jurista recebeu o prêmio de Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, pela Universidade Autônoma de Madrid, pela Universidade de Atenas, pela Universidade de Verona e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Claus-Wilhelm também recebeu o Prêmio Leibniz da Academia de Pesquisas Alemã.


O professor estudou Direito, Filosofia e Alemão em Munique, Genebra e Paris. Em 1963, tornou-se doutor com a tese “A Constatação de Lacunas na Legislação”. Na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, publicou artigos na revista da EMERJ e participou do 22º Congresso Internacional de Direito Comparado, realizado em setembro de 2003.



09 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)