Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promoverá evento e lançamento de livro sobre Direitos Humanos e processos de luta


clique na imagem para ampliar


Na próxima terça-feira, dia 5 de outubro, o Fórum Permanente de Direitos Humanos, em sua 120ª reunião, promoverá o webinar Direitos Humanos, processos de luta e emancipação social, em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE) e o Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ), todos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceria com o Instituto Joaquín Herrera Flores.


O evento, que marcará o lançamento do livro Direitos Humanos e Processos de Luta, organizado pelo pesquisador Edileny Tomé da Mata e pelo professor Manuel Eugenio Gándara Carballido, terá transmissão via plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


O evento


A abertura do encontro será feita pela diretora-geral da EMERJ e coordenadora do NUPEPAJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; e pelo presidente do Fórum Permanente de Direitos Humanos, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá.


Serão palestrantes o professor Décio Nascimento Guimarães, membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos, doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; a professora e diretora executiva do Instituto Joaquín Herrera Flores, Carol Proner, doutora em Direito pela


Universidade Pablo de Olavide; o pesquisador Edileny Tomé da Mata, membro do Instituto Joaquín Herrera Flores e doutor pela Universidade Pablo de Olavide; o professor Manuel Eugenio Gándara Carballido, doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide e membro do Instituto Joaquín Herrera Flores; e a professora Gisele Ricobom, doutora em Direito pela Universidade Pablo de Olavide e membro do Instituto Joaquín Herrera Flores.


A presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e coordenadora do NUPEGRE, juíza Adriana Ramos de Mello, doutora em Direito Público e Filosofia Juridicopolítica pela Universitat Autònoma de Barcelona, participará do encontro como mediadora.


Instituto Joaquín Herrera Flores


Fundado em 2014, em Sevilha, na Espanha, o instituto – que tem uma sede no Rio de Janeiro – é uma associação sem fins lucrativos que reúne um conjunto de docentes e investigadores no âmbito de Direitos Humanos que possuem ampla experiência em diversas áreas temáticas e geográficas.


Como objetivo, o instituto visa o desenvolvimento cultural, intelectual, social, comunitário e acadêmico da agenda de democracia e de direitos humanos e suas transversalidades. Lá, observam os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.

Para conhecer mais sobre o Instituto Joaquín Herrera Flores, acesse: http://www.joaquinherreraflores.org.br/

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/direitos-humanos-processos-de-luta-e-emancipacao-social.html




28 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)