Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promove debate sobre desigualdade de gênero na magistratura


EMERJ promove debate sobre desigualdade de gênero na magistratura
clique na imagem para ampliar

“Devemos mergulhar fundo e procurar os detalhes da desigualdade de gênero. Apesar dos lugares que estamos ocupando, posições poderosas, empoderadas - pensamos -, as desigualdades de gênero ainda estão presentes para nos desqualificar. Às vezes, essa desigualdade pode ser apenas um detalhe e não percebemos”, disse a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, na abertura do evento desta terça-feira, dia 13.


Realizado via plataformas Zoom e YouTube, o webinar “Magistratura e Gênero: uma nova identidade profissional no Poder Judiciário?” foi promovido pelo Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ, em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia - também da EMERJ -, com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), com o Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Apoio às Magistradas e Servidoras (COGEN) e também com a Coletiva Magistradas do Rio de Janeiro pela Igualdade.


A juíza Adriana Ramos de Mello comentou: “A magistratura não é uma profissão fácil, ela traz um sistema patriarcal enraizado. Há anos estudamos essa questão da desigualdade de gênero e isso é de interesse de várias juízas não só no Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil”. Adriana Mello é presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, e do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia, mestre em Criminologia pela Universidade de Barcelona e doutora em Direito Público e Filosofia Juridicopolítica pela Universidade Autonoma de Barcelona.


A palestrante do encontro foi a professora Ana Paula Sciammarella, doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Ela é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas sobre Práticas e Instituições Jurídicas da Universidade Federal Fluminense, além de integrar os grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Lutas Sociais da UNIRIO e Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito da Universidade Federal Fluminense. A professora também integra o Laboratório de Estudos em Gênero, Saúde e Direito Sexuais e Reprodutivos da UNIRIO.


Durante o encontro, o livro “Magistratura e Gênero: uma análise da condição profissional feminina no Judiciário Fluminense”, de autoria da professora, esteve em pauta. Ela explicou: “É um tema inovador em um livro que surgiu da parceria entre pesquisadores interessados nas instituições. O pensar coletivo que a academia proporciona, em espaços como esse, de diálogos, debates e pesquisas, enriquecem tanto os trabalhos acadêmicos quanto as possíveis políticas públicas judiciárias que possam vir a ser adotadas. É ótimo discutirmos essa questão, pois é algo que interessa diretamente aos profissionais e também aos alunos que estão se preparando para os concursos da magistratura. Dei algumas aulas e era muito interessante conversar com as alunas e perceber como essa questão da desigualdade de gênero também as afeta”, disse.


Ao falar das primeiras mulheres que ingressaram na magistratura, a professora Ana Paula comentou: “As pesquisas dos anos 90 falavam de feminização, mas percebemos uma queda da presença feminina nesse período. A presença feminina com a Constituição Federal de 88, cresceu 40%, é um fato, mas a principal questão é esse número estagnou, parou de subir”.


Participaram como debatedoras do encontro as juízas Maria Daniella Binato de Castro, Renata de Lima Machado e Juliana Cardoso, que fazem parte do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Apoio às Magistradas e Servidoras (COGEN).


Para assistir à transmissão completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=NSUIapAsQVo&ab_channel=Emerjeventos



13 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)