Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ lançará a obra Dicionário dos Antis: A cultura brasileira em negativo


imagem que representa a notícia EMERJ lançará a obra Dicionário dos Antis: A cultura brasileira em negativo
clique na imagem para ampliar


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, no dia 1º de dezembro, às 17h, o webinar de lançamento da obra Dicionário dos Antis: A cultura brasileira em negativo, via plataformas Zoom e YouTube. O livro, assinado por Luiz Eduardo Oliveira e José Eduardo Franco, reúne 131 pesquisadores em 133 verbetes que descrevem uma história da cultura brasileira em negativo, feita pelo prisma dos contrários.


O encontro será aberto pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e pelo presidente do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão, Lênio Luiz Streck, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa.


Entre os convidados para o evento estão os organizadores e pesquisadores da obra. São eles: José Eduardo Franco, da Cátedra de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal; Luiz Eduardo Oliveira, coordenador da Cátedra Marquês de Pombal da Universidade Federal de Sergipe; Ana Luiza Ferro, pós-doutora em Derechos Humanos pela Universidad de Salamanca; a advogada trabalhista Carmela Grüne, fundadora da Academia Brasileira de Direito; Jean Pierre Chauvin, livre-docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo; e Maria Berenice Dias, presidente nacional da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM.


O livro


A obra reproduz no Brasil o que o Dicionário dos Antis: a Cultura Portuguesa em Negativo foi em Lisboa. Pode ser considerada uma revisita a cultura brasileira à luz de uma chave hermenêutica nova.


Para mais informações sobre a obra, acesse: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1504




12 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)