Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ lança livro em homenagem a Sylvio Capanema


EMERJ lança livro em homenagem a Sylvio Capanema
clique na imagem para ampliar


"Para mim, Sylvio Capanema de Souza representa o modelo de jurista. Além de um grande professor e autor, foi o maior orador que eu tive a oportunidade de ouvir em minha vida". Com essa declaração, o desembargador André Andrade, diretor-geral da EMERJ, abriu o webinário "Lições de Direito Imobiliário", em homenagem a Sylvio Capanema, no dia 17 de dezembro.


Desembargador aposentado, professor emérito da EMERJ, Sylvio Capanema faleceu de COVID em junho de 2020.


O encontro virtual lançou o livro "Lições de Direito Imobiliário - Homenagem a Sylvio Capanema", organizado pelos desembargadores André Andrade; Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez, eleita diretora-geral da EMERJ para o biênio 2021/2022; Marco Aurélio Bezerra de Melo, presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema; e pelo advogado José Roberto de Castro Neves.


Com prefácio do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fux, a obra reúne textos de juristas, professores e alunos.


"Nós, organizadores, tivemos a ideia do livro ao mesmo tempo e decidimos unir as nossas forças para esta homenagem", destacou o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.


José Roberto de Castro Neves falou sobre a honra de ter sido contemporâneo de Capanema: "Ele era uma das maiores autoridades de Direito Civil no país, mas também era muito simples, de sorriso largo".


"Falar de Capanema é falar de alegrias, de realizações. Ele era um notável do Direito, um notável do Direito Civil", ressaltou a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, ao lembrar das lições que recebeu do mestre quando ainda estudava para o primeiro concurso. "O título do qual eu mais gosto é o título de aluna", destacou.


A desembargadora ainda fez uma homenagem exibindo um trecho do filme "Ao mestre com carinho" (To Sir With Love), de 1967, dirigido por James Clavell e estrelado pelo ator americano Sidney Poitier, que conta a história de um professor idealista que vai dar aulas na periferia de Londres.


O desembargador André Andrade anunciou, durante o evento, que a sala de reuniões da EMERJ recebe agora o nome de "Sala de Reuniões Desembargador Sylvio Capanema de Souza".


O Homenageado Carioca de Pilares, ele gostava de ser chamado de professor. Tinha o dom de ensinar, não apenas em salas de aula, mas em cada sustentação oral, julgamento ou acórdão.


Um dos mais respeitados juristas do Brasil, Sylvio Capanema de Souza, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, atuou como advogado por 33 anos. Ascendeu à magistratura estadual, representando o 5º Constitucional da Advocacia, em abril de 1994.


Aposentou-se em 2008, após ter exercido cargos como os de 2º e 1º vice -presidente, membro efetivo do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura, além da Presidência da 10ª Câmara Cível. Foi co-autor da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991). Querido pelos alunos, era também apaixonado pelo Flamengo, e chegou a ser presidente do Conselho Deliberativo do clube. Autor de diversos livros, Sylvio Capanema faleceu dia 20 de junho deste ano, aos 82 anos, vítima da Covid-19, depois de quase três meses de internação.

08 de janeiro de 2021