Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ lamenta a morte do professor José Manoel de Arruda Alvim Netto


EMERJ lamenta a morte do professor José Manoel de Arruda Alvim Netto
clique na imagem para ampliar


A EMERJ, representada pela diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e o Fórum Permanente de Processo Civil, por seu presidente, desembargador Luciano Rinaldi, prestam homenagem ao mestre.


“Expoente do direito brasileiro, o professor José Manoel de Arruda Alvim Netto cumpriu uma trajetória profissional notável. Suas lições contribuíram decisivamente para a evolução do nosso direito e, por óbvio, na formação de diversas gerações de juristas, em especial no campo do processo civil. Em nome do Fórum Permanente de Processo Civil da EMERJ, expresso minha solidariedade à família nesse momento de luto”, destacou o desembargador Luciano Rinaldi.


Professor titular de Direito Civil e coordenador da área de Direito Processual Civil da PUC de São Paulo, doutor e mestre pela mesma universidade, o paulistano José Manoel de Arruda Alvim Netto morreu nesta quarta-feira (1º/9), aos 85 anos.


De conhecimento jurídico destacado e grande conhecimento humanístico, Arruda Alvim exerceu a advocacia até 1979, ano em que passou a integrar o Poder Judiciário, também foi juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, tendo se aposentado como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 1984. Após a aposentadoria, ele voltou a atuar como advogado e consultor jurídico em diversas áreas depois de fundar o escritório Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, com sede em São Paulo. Também foi Procurador da Fazenda Nacional de São Paulo. O professor possui inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, em revistas especializadas, que versam sobre Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Tributário e Direito Constitucional. Entre suas obras publicadas destacam-se Manual de Direito Processual Civil e Código de Processo Civil Comentado.

30 de Agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)