Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ inaugura Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas Iniciativa é parabenizada em evento


EMERJ inaugura Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas Iniciativa é parabenizada em evento
clique na imagem para ampliar


“As Ciências Sociais Aplicadas possuem um grande desafio pela frente, não só nas universidades, mas também nas Escolas da Magistratura. Precisamos pensar e atualizar a produção do conhecimento e a agenda de questões, preocupados com as novas técnicas de expansão do conhecimento, novos métodos de aprendizados e novas ferramentas de formação dos juízes. Que o dia de hoje seja o primeiro de uma longa e produtiva caminhada conjunta entre a EMERJ e as academias”, disse a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, na abertura do evento desta sexta-feira, dia 13.


O evento Direito, pesquisa e interdisciplinaridade reuniu magistrados e professores, nessa que foi a 1ª reunião do novo Fórum da EMERJ, o Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais. O encontro, realizado em formato virtual e transmitido via Zoom e YouTube, também teve o apoio de dois núcleos de pesquisa da EMERJ, o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ) e o Núcleo de Pesquisa Liberdade de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS). Houve tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


O presidente do Fórum, desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, mestre em Política Criminal pela London School of Economics and Political Science, também participou da abertura do evento.


“Tenho convicção de que o nosso Fórum de Pesquisas Acadêmicas será um farol que iluminará o caminho de debates e de palestras, nem que seja um pequeno fragmento da realidade. Precisamos nos agarrar nesse fragmento”, desejou o magistrado.


A palestrante do encontro foi a professora Bárbara Gomes Lupetti, que é doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), pesquisadora do NUPEPAJ e do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT- InEAC/UFF), chefe do departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora dos livros: Paradoxos e Ambiguidades da Imparcialidade Judicial, Os Rituais Judiciários e o Princípio da Oralidade: construção da verdade no processo civil brasileiro e Os direitos à honra e à imagem pelo Supremo Tribunal Federal: Laboratório de Análise Jurisprudencial.


“Para mim, essa iniciativa, esse encontro, é algo histórico, importante e necessário. Temos à frente dessa iniciativa pessoas sedentas pelo diferente, pelo conhecimento, pelo papel social que os tribunais exercem. Esse Fórum inaugura uma importante interação entre duas instituições fundamentais do país, que são os tribunais e as universidades, que lamentavelmente ainda dialogam muito pouco. Esse espaço servirá para intensificar essa interação e convivência”, comentou a professora.


A interdisciplinaridade, tema do encontro, refere-se à relação entre duas disciplinas que têm um ponto em comum e possuem capacidade de dialogar entre si, com as duas ciências. Participaram como debatedores a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da EMERJ e mestre em Direito pela UNESA; a juíza Viviane Alonso Aikimim, mestre em Direito Público pela Universidade Clássica de Lisboa; Cléssio Moura Souza, doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck; e Fernando de Castro Fontainha, doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1.


Para assistir à transmissão do encontro, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=76RwWXGsrNY&ab_channel=Emerjeventos



16 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)