Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ homenageará mulheres do ano em evento que celebra o centenário de Romy Medeiros


EMERJ homenageará mulheres do ano em evento que celebra o centenário de Romy Medeiros
clique na imagem para ampliar


Com homenagens para grandes mulheres do passado e do presente, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no próximo dia 30, às 17h, via Zoom e YouTube, o “Centenário de nascimento da jurista e feminista Romy Medeiros: uma homenagem às mulheres brasileiras”. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


O evento será realizado em formato híbrido. A diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e a desembargadora Myriam Medeiros, filha de Romy Medeiros, estarão presentes no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ.


Virtualmente, respeitando os protocolos de segurança em decorrência da pandemia do novo coronavírus, estarão presentes na solenidade as desembargadoras Daniela Brandão Ferreira e Ivone Ferreira Caetano; as juízas Maria Aglaé Tedesco Vilardo, Claudia Maria de Oliveira Motta, Adriana Ramos de Mello e Renata Gil de Alcântara Videira; a professora e escritora Amara Moira; a advogada Deborah Prates; a atriz e psicóloga Maria Paula Fidalgo; e a militante e ativista Vânia Rosa.


Carioca e advogada, Romy Medeiros dedicou a maior parte de sua vida e carreira à causa feminista e aos direitos das mulheres. Em 1964, foi autora da revisão da situação da mulher casada no Código Civil Brasileiro, na qual foi permitido que a mulher trabalhasse, viajasse e decidisse sobre a educação dos filhos sem a autorização do marido. Um avanço para a época. Romy era especialista em Direito da Família e foi conselheira do Conselho de Estado sobre os direitos das mulheres, líder da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de presidente da Conferência Nacional da Mulher Brasileira (CNMB). À frente do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, organização cultural não governamental, ela premiava as mulheres que se destacavam a cada ano. No evento que comemora o centenário da advogada, e em referência à essa premiação, a EMERJ fará uma homenagem às mulheres de destaque.


O encontro homenageará também célebres mulheres brasileiras. São elas: a poeta Cecília Meireles (1901-1964); a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973); a enfermeira Anna Nery (1814-1880); a atriz Ruth de Souza (1921-2019); e a Ialorixá Maria Nazaré, Mãe Menininha do Gantois(1894-1986).


Para se inscrever, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/centenario-de-nascimento-de-Romy-Medeiros.html



23 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)