Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ e EJUD-PR assinam Acordo de Termo de Cooperação Técnica


EMERJ e EJUD-PR assinam Acordo de Termo de Cooperação Técnica
clique na imagem para ampliar

“A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) assinou hoje um acordo de cooperação técnica inédito com o Tribunal de Justiça do Paraná, através de sua Escola Judiciária, para estimular o trabalho conjunto das duas escolas na formação e aperfeiçoamento de magistrados, cursos de extensão e de aprofundamento em Direito e outras ciências sociais, trocas de docentes e discentes e para a construção de políticas pedagógicas de especialização e pesquisas. Um novo passo que as duas Escolas Judiciárias dão na direção de uma Justiça mais inclusiva e um Judiciário mais sensível e tecnicamente preparado”, afirmou a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, na reunião desta terça-feira, dia 3.


A EMERJ recebeu, em suas dependências, a Comitiva de Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR). A visita se deu para selar um acordo entre as instituições do Poder Judiciário.


Assinado pelos magistrados, o Acordo de Termo de Cooperação Técnica tem por objetivo estabelecer, com o TJPR, por intermédio da EJUD-PR e a EMERJ, o intercâmbio de informações, programas, projetos, pesquisas e ações de educação com vistas ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de magistrados e servidores envolvidos, mediante a implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo e atividades de interesses comuns.


Criada esse ano, no dia 31 de maio, a EJUD-PR surgiu para atender à necessidade de desenvolvimento, atualização e capacitação profissional dos magistrados e servidores do Poder Judiciário do Paraná e busca garantir uma prestação jurisdicional mais qualificada. Serão promovidos cursos de formação inicial e aperfeiçoamento. A Escola fomentará pesquisas e publicações em áreas relacionadas à carreira da magistratura e ao exercício dos cargos dos servidores, além de estimular debates sobre temas relevantes para o aprimoramento dos serviços judiciários e da prestação jurisdicional, por meio de fóruns, seminários, congressos e demais eventos, também promoverá cursos de especialização stricto e lato sensu.


No começo da manhã, magistrados dos dois estados se reuniram para debater ideias e trocar experiências. Participaram do encontro, além da diretora-geral da EMERJ; o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o diretor-geral da EJUD-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o vice-diretor da EJUD, juiz Ruy Alves Henriques Filho; o juiz auxiliar da presidência do TJPR, Anderson Ricardo Fogaça; e a secretária-geral da EMERJ, Luiza Alves de Castro.


A comitiva esteve também com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Figueira.


Eleito para dirigir a EJUD-PR, o desembargador Ramon de Medeiros Nogueira elogiou o trabalho da EMERJ e falou do objetivo da vinda ao Rio de Janeiro.


“Para nós, da EJUD-PR, é uma satisfação muito grande estar no Rio de Janeiro, na EMERJ, uma Escola muito destacada no cenário nacional e internacional. Tenho certeza de que poderemos colher e aprender muitas coisas que são feitas aqui. Tive uma conversa com a diretora-geral daqui da EMERJ, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, para trocar conhecimentos sobre esse período de pandemia, sobre a forma de ensinar adotada na instituição, visando aprender e ter essa visão multiportas que há aqui. Viemos para receber ensinamentos e apresentar a nossa nova Escola”, disse o magistrado.


Em decorrência de normas que flexibilizaram as restrições às aulas presenciais na cidade e no estado do Rio de Janeiro, o 2º semestre de 2021 terá o modelo de ensino híbrido, com aulas ministradas simultaneamente de forma presencial e remota. A nova rotina teve início no dia 26 de julho. A presença do aluno é opcional, podendo continuar com o sistema adotado durante todo o período de pandemia, com Ensino a Distância (EAD), ou então voltar para as salas de aulas da EMERJ.


Os alunos que voltarem às aulas presenciais precisam respeitar as medidas de biossegurança adotadas pela Escola, com base na orientação do protocolo de segurança médico, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos. Um vídeo sobre biossegurança produzido pelo Departamento de Comunicação da Escola foi apresentado aos visitantes. A EMERJ disponibiliza uma cartilha de biossegurança, que pode ser acessada pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/publicacoes/cartilhas/cartilha-biosseguranca/index.html


Durante a pandemia, a EMERJ continuou sua missão de disseminar conhecimento com eventos realizados pelos Fóruns Permanentes da instituição. Gratuitos, os encontros são transmitidos via Zoom e YouTube. O diretor-geral da EJUD-PR, desembargador Ramon Nogueira, falou a respeito dos Fóruns.


“Estive vendo os Fóruns Permanentes temáticos daqui da EMERJ, que abordam diversas áreas do conhecimento, o que é muito importante. Ouvir os diretores dos departamentos e a própria diretora-geral foi importante para que possamos pegar essas experiências, esses saberes desenvolvidos aqui, e levar para a nossa Escola, no Paraná”, concluiu.


Durante a reunião, houve uma apresentação dos departamentos internos da EMERJ e seus diretores. São eles: Luiza Alves de Castro, da Secretaria-Geral da EMERJ; Francisco Budal, do Departamento de Comunicação Institucional (DECOM); Elina Bussade dos Santos, do Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar (DEDES); Paula Lage, da Assessoria de Gestão Estratégica (ASGET); Ana Paula Teixeira Delgado, do Departamento de Ensino (DENSE); Rafaela Selem Moreira, do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA); Ana Cristina Willemann, da Assessoria Acadêmica de Publicações e Pesquisas (ASPUP); e Elaine Costa, da Biblioteca Desembargador José Carlos Barbosa Moreira TJERJ/EMERJ.


Criada em dezembro de 1988, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro tem como missão disseminar conhecimento jurídico para profissionais do Direito, com a preocupação de abordar temas de interesse de toda sociedade. Com reconhecimento nacional e internacional pela excelência no ensino jurídico, a EMERJ é respeitada como uma das melhores escolas da magistratura do país.


Fotos: Rosane Naylor/EMERJ



03 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)