Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ cria o NEDIMA - Núcleo de Diálogos entre Magistratura e Advocacia


EMERJ cria o NEDIMA - Núcleo de Diálogos entre Magistratura e Advocacia
clique na imagem para ampliar


EMERJ cria o NEDIMA - Núcleo de Diálogos entre Magistratura e Advocacia A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, por meio da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Escola, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, cria o Núcleo EMERJ de Diálogos entre Magistratura e Advocacia. O NEDIMA tem o objetivo principal de promover debates periódicos voltados ao aprimoramento da prática jurídica nos tribunais, identificando problemas e propondo soluções em todas as áreas do Direito, além de desenvolver um debate crítico-construtivo entre as carreiras da magistratura e advocacia, sempre buscando soluções cooperativas para o aperfeiçoamento da prática jurídica, a partir das experiências cotidianas de profissionais de ambas as áreas, promovendo debates de natureza multidisciplinar no âmbito do Direito.


O Núcleo será presidido pelo desembargador Luciano Rinaldi, presidente do Fórum Permanente de Processo Civil da Escola, professor de Direito Processual Civil e coordenador do Curso Preparatório de Direito Empresarial. É autor do livro “Código de Processo Civil de 2015: Recursos, Tutelas Provisórias, Novos Incidentes e Temas Relevantes”, publicado pela Editora Lumen Juris (2017). Integra o Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinado à elaboração de estudos e propostas voltadas ao fortalecimento dos precedentes no sistema jurídico, sob a presidência do Exmo. Ministro Luiz Fux.


“No campo das relações institucionais, magistratura e advocacia sempre estiveram em constante diálogo. A criação do NEDIMA objetiva, justamente, ampliar e incentivar a troca de experiências entre essas carreiras, sempre visando o aprimoramento da prática jurídica nos tribunais. Nesses debates, que abrangerão todas as áreas do direito, buscaremos identificar problemas relacionados ao cotidiano forense e propor soluções, levando em consideração as perspectivas dos advogados e dos magistrados, de forma cooperativa. E, naturalmente, participarão dos eventos integrantes de outras carreiras jurídicas, como a Defensoria Pública, o Ministério Público e as Procuradorias”, destaca o presidente do Núcleo.


O desembargador Rinaldi ainda ressalta: “O NEDIMA não poderá ser utilizado para endereçamento de reclamações específicas e individualizadas de casos concretos, mas sim para enfrentamento de questões de interesse de toda a comunidade jurídica”.


Conheça os membros do NEDIMA:


Presidente - desembargador Luciano Rinaldi

Membros – os juízes Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto, Ana Cristina Nascif Dib Miguel e Rafael Estrela Nóbrega; e os advogados Tereza Arruda Alvim, Gustavo Binenbojm e José Roberto Castro Neves



22 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)