Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Concurso público da EMERJ terá prova digital

Inscrições abertas até 06 de junho


Concurso público da EMERJ terá prova digital Inscrições abertas até 06 de junho
clique na imagem para ampliar

A prova do concurso público para seleção e ingresso no Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ - 2º semestre de 2021 - será digital, segundo o previsto no Edital de Rerratificação, assinado pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, no dia 27 de maio.


Pela segunda vez durante a pandemia, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro adota este tipo de avaliação a distância. A decisão segue os protocolos de segurança determinados pelo Ato Normativo Conjunto TJ/2VP/CGJ nº 01/2021 e pelo Ato Executivo nº 74/2021, que estabelecem a suspensão dos eventos presenciais da EMERJ e a prestação de atividades administrativas presenciais mediante o trabalho de, no máximo, 25% do quadro.


A atualização semanal do Mapa de Risco produzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro mostra que o Município do Rio se mantém em risco muito alto para Covid-19, sendo recomendado o distanciamento social.


Marcada para domingo, 27 de junho, a prova será objetiva e digital. O exame terá duração de quatro horas, com dois intervalos de dez minutos para descanso, totalizando 4h20min de prova. Findado o tempo de sua duração, o sistema será automaticamente encerrado e a prova será concluída e encerrada na forma em que se encontrar. Cabe ao candidato a responsabilidade de escolher o local mais adequado para realizar o exame, de maneira a ficar isolado durante toda a sua realização.


Os candidatos devem ficar atentos para uma série de fatores que podem resultar na exclusão do concurso, segundo previsto no parágrafo único do art. 20 da rerratificação do Edital, tais como: comunicar-se ou tentar comunicar-se verbalmente, por escrito, ou por qualquer outra forma, com terceiros ou com qualquer pessoa que não seja membro da equipe responsável pela aplicação da prova objetiva digital; utilizar ou tentar utilizar livros, notas e papéis durante a realização da prova objetiva digital, exceto o previsto no parágrafo único deste artigo; ou realizar ou tentar realizar consultas eletrônicas, e/ou utilizar quaisquer equipamentos eletrônicos durante a realização da prova objetiva digital.


No dia 13 de junho, às 14h, será disponibilizado no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br) um treinamento com as instruções sobre a forma de acesso ao ambiente digital e de realização da prova objetiva, a fim de que o candidato se familiarize com o sistema. A duração desse treinamento será de 42 minutos, sendo dois minutos de pausa. No dia da prova será disponibilizado um novo treinamento, às 13h, no mesmo site da Fundação VUNESP.


O dia do exame:


- O candidato deverá, até 15 minutos antes da realização da prova, acessar o sistema com a utilização de uma câmera ou webcam conectada ao computador e capturar uma foto de um documento de identificação próximo ao rosto. O acesso ao ambiente de prova só será liberado após a captura da foto;


- Serão temas das questões: Teoria Geral do Estado/Direito Constitucional; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito do Consumidor; e Língua Portuguesa;


- Durante toda a duração do exame será exibido um cronômetro virtual do tempo;


- O candidato deve manter-se no ambiente virtual e manter a câmera ligada o tempo todo. Não será permitido sair do ambiente ou desligar a câmera mesmo nos intervalos;


- Ao finalizar o tempo de duração da prova, aparecerá na tela um “termo de encerramento”, o qual o candidato deverá ler atentamente e aceitá-lo, o que resultará no encerramento da aplicação da prova.


Inscrições


O Curso de Especialização em Direito Público e Privado, em nível de pós-graduação lato sensu, destina-se a bacharéis em Direito que buscam o aprimoramento do conhecimento jurídico. Serão 180 vagas para candidatos à ampla concorrência; e para aqueles que se inscreveram para concorrer por reserva de vagas serão destinadas 12 vagas. A inscrição será online por meio do site da Escola.


Os candidatos à ampla concorrência deveram realizar a inscrição até 06 de junho. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página da EMERJ, clicar no formulário eletrônico de inscrição e preencher os campos solicitados.


A confirmação da inscrição deverá ser impressa. O candidato que não obtiver a confirmação da sua inscrição no Concurso deverá entrar em contato com a Secretaria Acadêmica da EMERJ pelo telefone (21) 3133-3380 das 11h às 17h (horário de Brasília).


Para efetuar a inscrição e ler os editais do Concurso e de Rerratificação, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/concursos/concurso-publico-para-selecao-e-ingresso-na-emerj.html

31 de Maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)