Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadora Cristina Tereza Gaulia toma posse como diretora-geral da EMERJ


Desembargadora Cristina Tereza Gaulia toma posse como diretora-geral da EMERJ Desembargadora Cristina Tereza Gaulia toma posse como diretora-geral da EMERJ Desembargadora Cristina Tereza Gaulia toma posse como diretora-geral da EMERJ Desembargadora Cristina Tereza Gaulia toma posse como diretora-geral da EMERJ Desembargadora Cristina Tereza Gaulia toma posse como diretora-geral da EMERJ
clique na imagem para ampliar

“A EMERJ é a escola do juiz. Ela será maior e ainda mais ampla para os juízes e juízas do Estado do Rio de Janeiro. Vamos valorizar muito os magistrados que são mestres e doutores, além dos magistrados que são alunos. Vamos tentar, cada vez mais, melhorar os nossos cursos de formação e, quem sabe, trazer para a EMERJ um mestrado profissional”. A partir dessa convicção, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito, assumiu a diretoria-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.


A cerimônia, na tarde desta sexta-feira, dia 5, no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), contou com a presença de ministros, ex-presidentes do Tribunal, autoridades dos Governos do Estado e do Município do Rio de Janeiro, além de representantes das entidades civis. A transmissão foi pelo YouTube.


A desembargadora Cristina Tereza Gaulia – eleita diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) com 101 votos (59,41%) – é a segunda mulher a assumir a direção da Escola em seus 32 anos de existência.


Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, a magistrada participa, na EMERJ, da vida acadêmica desde o início da criação da Escola, coordenando congressos, seminários, workshops e publicações, e ministrando aulas. A gestão do biênio 2021/2022 incentivará a cultura, o diálogo entre os saberes e os núcleos de pesquisa - os já existentes e os novos que serão criados. A diretora-geral também administrará a EMERJ com a ajuda de um grupo de magistrados, que integrarão o Conselho Consultivo e as Comissões Administrativas


“Temos três metas para a gestão. Em primeiro lugar, essa alternativa muito progressista de que uma Escola da Magistratura tenha um mestrado profissional para os seus juízes. Em um segundo momento, vamos tentar implantar os cursos em EAD (Ensino a Distância) tanto no curso regular da EMERJ, como em todas as outras opções de cursos que temos, não só para magistrados mas também para pessoas externas, da sociedade civil, que estejam interessadas em aprimorar seu conhecimento sobre Direito e Ciências Sociais. Em terceiro lugar, temos o projeto de tornar a biblioteca da EMERJ uma biblioteca viva, frequentada, revalorizando não só o espaço, mas o conteúdo dessa que é uma das três maiores bibliotecas de Direito no país”, destacou a diretora-geral da Escola.


A magistrada também falou da sua emoção, sem deixar de lado seu objetivo: atingir as metas planejadas para o biênio 2021/2022.
“Me sinto muito feliz e ansiosa, o que é natural, pois os colegas do Tribunal depositaram suas confianças em mim, e eu agradeço muito por isso. Acredito que com o meu planejamento estratégico e com a equipe montada, atingiremos todos os objetivos inicialmente planejados”.


Na solenidade de posse, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, que se despediu hoje do cargo de presidente do TJRJ - biênio 2019/2020 -, falou a respeito da importância do programa “Justiça Itinerante”, coordenado pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia.


“Nos seus 16 anos superou mais do que distâncias geográficas entre o Judiciário e a população do Estado. O programa tirou da invisibilidade famílias inteiras; levou cidadania aos que mais necessitavam e abriu portas para a realização de sonhos. Nos ônibus, que já rodaram mais de 900 mil quilômetros pelas estradas fluminenses, já foram realizados mais de um milhão de atendimentos. Durante a pandemia, se manteve atuante, seguindo as medidas de segurança. Em 2020, foram realizados 53.153 atendimentos e formalizados 4.259 processos entre março e novembro”, disse o magistrado.


Também participaram da cerimônia as desembargadoras Patrícia Ribeiro Serra Vieira, Jacqueline Lima Montenegro e Ana Maria Pereira Oliveira, e o desembargador Alexandre Antônio Franco Freitas Câmara, padrinhos da nova diretora-geral da EMERJ.


“A expectativa é a melhor possível. Sei que a desembargadora Gaulia é uma pessoa comprometida com a Escola, com a academia, e tem um perfil que se espera para administrar a EMERJ. Os projetos que ela já apresentou são inovadores, e podem levar a instituição a um estágio ainda mais avançado do que já está. Espero poder ajudar na construção desses projetos para que a Escola tenha sempre o destaque que tem tido na formação do pensamento dos nossos magistrados e do pensamento jurídico da comunidade do Estado do Rio de Janeiro”, disse o desembargador Alexandre Câmara


Sentindo-se honrada por ser madrinha no que chamou de um “momento muito importante para os magistrados”, a desembargadora Ana Maria falou a respeito da sua expectativa para a nova gestão:“ A desembargadora reúne todas as qualidades que esperamos de um diretor da Escola. É uma magistrada extremamente experiente, comprometida com a atividade e que, ao longo dos anos, também tem uma vida acadêmica que a credencia a estar à frente da EMERJ. Acredito que teremos dois anos de muito trabalho mas também de muito sucesso. Fiquei muito honrada de ser madrinha já que, desde que ingressei na magistratura, acompanho a carreira da desembargadora Cristina Gaulia, uma pessoa por quem tenho profunda admiração”.


A desembargadora Jacqueline Montenegro também chamou a atenção para o que considera um biênio inovador: “Pensando na trajetória da desembargadora Gaulia, minha única ideia é de uma administração inovadora, arrojada, eficiente e talvez uma das mais voltadas para questões acadêmicas, mesmo o que toca à formação dos magistrados, mas também uma EMERJ aberta para a sociedade como um todo. Espero dela a mesma eficiência que mostrou em toda a carreira”.


Será uma gestão plenamente comprometida com os estudos avançados, através de uma atuação qualificada, independente e sensível às desigualdades sociais", destacou a desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira.


Na cerimônia, também foram empossados o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; os 1º, 2º e 3º vices, desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho, Marcus Henrique Pinto Basílio e Edson Aguiar de Vasconcelos, respectivamente; e o corregedor-geral, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.


Eleito presidente do TJRJ para o biênio 2021/2022, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira elogiou a nova diretora-geral da EMERJ.
“Passaram muitos diretores espetaculares na EMERJ, de alta qualidade - todos eles -, até chegar a vez da desembargadora Cristina Tereza Gaulia. Ela é minha colega de câmara e tenho certeza de que fará uma administração espetacular, imprimindo uma nova visão para a Escola. O ritmo de trabalho dela é grande e tenho plena confiança de que ela será brilhante na direção da EMERJ”, disse.


“A diretora-geral da EMERJ não poderia ser outra - data venia - senão a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, que é grande conhecedora da função que irá desempenhar”, declarou o desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte.


Cristina Tereza Gaulia


É desembargadora da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Na EMERJ, ministra aulas, coordena o editorial da Revista Direito em Movimento e foi vice-presidente do Conselho Consultivo, além de ter sido presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Prof. Miguel Lanzellotti Baldez, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em 2019/2020. É humanista e trabalha pelo direito à Justiça para todos, tendo uma trajetória de coordenação de programas de acesso à Justiça do TJRJ, como a Justiça Itinerante e a Justiça Cidadã.


Cristina Tereza Gaulia é credenciada como Formadora de Formadores pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), é magistrada concursada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) desde 1988 e foi promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de 1984 a 1988. A diretora-geral da EMERJ também tem obras publicadas: "Juizado Especial Cível. O Espaço do Cidadão no Poder Judiciário" e "A experiência da Justiça Itinerante: o espaço do encontro da magistratura com a população brasileira".



05 de Fevereiro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)