Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargador e professor Sylvio Capanema de Souza é homenageado em formatura na EMERJ


Desembargador e professor Sylvio Capanema de Souza é homenageado em formatura na EMERJ
clique na imagem para ampliar


“A EMERJ se orgulha de todos os alunos que, heroicamente, mantiveram-se firmes, unidos à Escola em um projeto comum: a formação e aperfeiçoamento daqueles que buscam por receber conhecimento jurídico diferenciado, visando aprimorar suas carreiras ou ainda se candidatar a carreira da magistratura. Neste sentido, todos que aqui estão são especialmente vitoriosos, pois continuaram firmes, lutando pelos seus ideais, mesmo diante das intempéries que, implacavelmente, podem assombrar os nossos caminhos”, destacou a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, na abertura da solenidade da última terça-feira, dia 17.


Em uma noite marcada por homenagens e emoções, os alunos das turmas A e C do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ, 1º semestre de 2021, se formaram após três anos de estudo. Mesmo com a dificuldade enfrentada pela pandemia da Covid-19, que impediu até mesmo uma formatura presencial, os alunos e a Escola continuaram em sua caminhada de conhecimento.


Na solenidade, que teve como cerimonialista o diretor do Departamento de Comunicação Institucional (DECOM), Francisco Budal, compuseram o dispositivo de honra, além da diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o promotor de justiça Guilherme Peña de Moraes, patrono; a promotora de Justiça Elisa Ramos Pittaro Neves, paraninfa; a advogada Luisa Capanema Vieira, representando a família do falecido desembargador Sylvio Capanema de Souza; o procurador da república José Maria de Castro Panoeiro; o promotor de Justiça Sauvei Lai; e a secretária-geral da EMERJ, Luiza Castro.


No início da cerimônia foi feita uma homenagem póstuma ao desembargador Sylvio Capanema de Souza, que faleceu em junho de 2020, vítima de Covid-19.


“Professor, sei que não está mais aqui, entre nós, mas também sei que é capaz de sentir o quão amado e admirado é. No dia de nossa formação, nessa Escola tão importante, na qual o senhor ministrou tantas aulas e contou a ideia por trás de cada artigo, viemos agradecer sua passagem tão honrosa e bonita. Você nos deixou de legado o olhar empático e humano, e será com seus conselhos que seguiremos em frente em prol da nossa sociedade, principalmente a favor dos menos favorecidos. O senhor sempre se colocou no lugar de escuta, nos ajudando com seu conhecimento. Não à toa, era conhecido pelos corredores da EMERJ como “livro ambulante”. Foi um privilégio ter tido aula com o senhor”, disse a formanda Fernanda Aristides Carleti.


O magistrado foi e ainda é um dos mais respeitados juristas do Brasil. Atuou como advogado por 33 anos e ascendeu à magistratura estadual, representando o 5º Constitucional da Advocacia, em abril de 1994. Aposentou-se em 2008, após ter exercido cargos como os de 1º e 2º vice-presidente do TJRJ, membro efetivo do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura, além da Presidência da 10ª Câmara Cível. Foi coautor da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991). Querido pelos alunos e um eterno apaixonado pela docência, Sylvio Capanema escreveu diversos livros que ainda servem de inspiração para muitos juristas e aspirantes do Direito. Aos 82 anos, após três meses de internação, o magistrado foi uma das vítimas da pandemia do novo coronavírus.


Na EMERJ, instituição onde ministrou aulas e eventos, tem seu retrato estampado na Galeria dos Conferencistas Eméritos. Também era membro do Fórum Permanente de Direito Civil, que hoje o carrega em seu nome, tornando-se Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza.


Presente no evento, a neta do desembargador Sylvio Capanema, a advogada Luisa Capanema Vieira, emocionada, agradeceu a homenagem dos alunos e da EMERJ. Em sua fala, frisou que o título que o avô mais gostava não era o de magistrado, doutor ou mestre, e sim professor.


“É impossível não se emocionar com as palavras proferidas para o meu avô. Como ex-aluna da EMERJ, sei da importância desse momento em nossas vidas e o quanto lutamos para chegar até aqui. Em nome da minha família, aqui também representada pela minha mãe, Márcia Capanema e pelas minhas tias Flávia Capanema e Ana Capanema, mas principalmente em nome do meu avô, agradeço a homenagem. Aonde quer que ele esteja, sei que está orgulhoso de ver seu nome eternamente ligado a história de cada um de vocês. Para ele, vocês não eram alunos; eram filhos. Ser professor sempre foi a maior paixão dele, sendo esse seu título preferido. Não existia felicidade maior para o meu avô do que encontrar um aluno seu em todo canto do Brasil”, falou.


Os formandos Thais Ramalho, Jair Rodrigues, Rachel Lazary, Angelica Cristina, Isabella Azevedo, Carina Leal, Thalles Passos, Caroline Thome, Marcella Martins e Barbara da Silva também prestaram homenagens aos professores e funcionários da EMERJ, dentre eles o ex-diretor de ensino da EMERJ José Renato Videira e a colaboradora Gederci Braga de Carvalho, conhecida como dona Jô, querida por todos da instituição.


Uma das homenagens foi para o promotor de Justiça, professor e escritor Guilherme Peña. Patrono das turmas, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em sua carreira jurídica, escreveu mais de 25 livros de Direito e 45 artigos, além de ter ministrado mais de 85 palestras, cursos e workshops no Brasil e internacionalmente. Ele agradeceu, e avisou: “A EMERJ foi onde eu comecei, onde estive e onde quero ficar. Durante três anos, tivemos uma inesquecível convivência, onde mais aprendi do que ensinei. Para mim, foi uma experiência de vida e de magistério. Formatura é uma conquista coletiva; cada um de vocês teve colaboração de pais, maridos, esposas, filhos e tantas outras pessoas que possam ter participado da caminhada. Um dia, caso escolham a docência, saibam que professor é muito mais do que um mestre, mas também é aquele que tenta conduzir seus alunos para os objetivos. Enfrentem a docência como sacerdócios. Se escolherem a advocacia, a enfrentem como missão, em prol de Justiça”.


Para assistir à solenidade completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HDInuF-79hc



18 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)