Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargador Henrique Figueira, presidente do TJRJ, participará do “Sextas na EMERJ - Diálogos”


clique na imagem para ampliar


A 1ª edição do programa “Sextas na EMERJ - Diálogos” será um bate-papo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. A entrevista, conduzida pela diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, será no dia 18 de junho, às 17h, pelo Instagram oficial da Escola, @emerjoficial.


Diferentemente do “Sextas na EMERJ – A palavra é”, que entrevista personalidades de diferentes áreas, o “Sextas na EMERJ - Diálogos” convidará magistrados do Poder Judiciário. Nesta primeira temporada do programa, serão convidadas autoridades da Justiça que atuam no Rio de Janeiro, com o objetivo de mostrar à sociedade como é o trabalho do Judiciário.


O convidado:


Magistrado há 33 anos e desembargador há 18, Henrique Carlos de Andrade Figueira é botafoguense e carioca de Laranjeiras. Durante sua carreira jurídica, trabalhou em Varas Cíveis e de Fazenda Pública na Capital. Foi, também, juiz auxiliar da presidência e da 3ª vice-presidência do TJRJ. Trabalhou, ainda, na Justiça Eleitoral, sendo juiz titular na 8ª e 122ª zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral.


“Ao assumir este importante cargo, garanto que o faço com disposição de realizar gestão eficiente, para o que é fundamental a indispensável colaboração e dedicação dos magistrados integrantes da Corte, de seu corpo de funcionários e auxiliares, além dos partícipes das funções essenciais da Justiça”, disse o magistrado ao tomar posse da presidência do TJRJ para o biênio 2021-2022.


Em sua gestão como presidente do Tribunal, o desembargador Henrique Figueira tem uma preocupação especial com a infância e a juventude. O magistrado fechou um convênio com a COMLURB, o SENAI e a Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio, em cumprimento da Lei do Jovem Aprendiz. Com isso, 918 jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social, egressos do sistema socioeducativo, terão uma oportunidade para estudar e se profissionalizar em diferentes áreas.


Houve, também, no mês de maio, um mutirão de adoção no Judiciário fluminense com o objetivo de acelerar a tramitação de cerca de 40 processos de adoção que estavam em fase de conclusão. O mutirão foi promovido através da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, com apoio da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas de Infância, Juventude e do Idoso (Cevij).


"O Judiciário fluminense possui uma longa e bela experiência de projetos sociais e temos o objetivo de ampliar essas ações, além de buscar novas iniciativas, principalmente junto às Varas da Infância, Juventude e Idoso. A formação de parcerias com entes públicos resultou em políticas de acolhimento de crianças e transformação de adolescentes em profissionais e cidadãos", destacou o magistrado em seu discurso de posse.


No final do mês de abril, meses após tomar posse como presidente do Tribunal, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira presidiu o Tribunal Especial Misto (TEM), que julgou o processo de impeachment do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel, acusado de chefiar um esquema de desvio de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. O afastamento em definitivo foi confirmado no dia 30 de abril deste ano, após os membros do TEM votarem em unanimidade.

15 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)