Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados terá “Racismo” como tema Inscrições abertas


Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados terá “Racismo” como tema Inscrições abertas
clique na imagem para ampliar


O Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) dará aos magistrados do Poder Judiciário a chance de expandir seus conhecimentos com o novo curso “Racismo, reparação e o papel do Direito”.


O curso terá como objetivo capacitar o magistrado para valorar a complexidade de temas que envolvem as questões raciais através das múltiplas legislações, analisando criticamente as epistemologias plurais que favorecem a compreensão de casos relativos às questões raciais. Ao fim do curso, os alunos estarão, também, aptos para julgar ações que envolvam conceitos como justiça racial, representatividade, discriminação positiva, ações afirmativas e racismo, desenvolvendo assim um novo saber de modo a contribuir em suas tomadas de decisões.


“O negro e o Direito no Brasil, “Cotas raciais no ordenamento jurídico brasileiro”, “Sistema penal e racismo” e “O negro e o acesso à terra” serão os temas debatidos e ministrados no curso, que terá transmissão via plataforma Moodle. As inscrições, via portal dos magistrados do TJRJ, vão até o dia 16 de julho. As aulas serão realizadas do dia 19 de julho a 24 de agosto, com 30 horas de carga horária.


O curso terá como coordenador e tutor o juiz André Luiz Nicolitt, doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa-Lisboa, autor de livros e artigos jurídicos. Na Escola, preside o Fórum Permanente de Direitos e Relações Raciais.


Serão conferencistas o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá; a juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade de Passo Fundo; o advogado Luiz Gabriel Batista Neves, mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia; o promotor de justiça Saulo Murilo de Oliveira Mattos, mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia; a promotora Lívia Sant’Anna Vaz, mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia; o professor Renato Noguera dos Santos Junior, doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; o juiz Edinaldo César Santos Junior, mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo; e a advogada Camila Garcez Leal, mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia.


Para mais informações, como a programação completa do curso, acesse:

https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/magistrados/cursos/2021/racismo-reparacao-e-o-papel-do-direito/racismo-reparacao-e-o-papel-do-direito.html




24 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)