Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Curso Justiça Restaurativa aplicada à infância e juventude está com as inscrições abertas para magistrados


Curso Justiça Restaurativa aplicada à infância e juventude está com as inscrições abertas para magistrados
clique na imagem para ampliar


O Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu 40 vagas para seu novo curso “Justiça Restaurativa aplicada à infância e juventude”, que terá 30h de carga horária.


Em formato remoto, via plataforma Moodle, o curso terá início no dia 13 de setembro e vai até o dia 26 de outubro. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de setembro ou então até o preenchimento total das vagas. Terão, paralelamente, encontros síncronos nas segundas e sextas, primeiro no dia 17 de setembro, das 9h às 12h, e posteriormente nos dias 27 de setembro, 1 e 18 de outubro das 10h às 12h.


O curso é de suma importância para capacitar os juízes da infância e juventude para aplicação da Justiça Restaurativa, através de práticas restaurativas, processos circulares, comunicação não-violenta e todos os demais aspectos que fazem parte da construção da paz. A juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Vanessa de Oliveira Cavalieri será a coordenadora e tutora.


Espera-se que com o curso os magistrados sejam capazes de desenvolver e implementar projetos e programas de Justiça Restaurativa nas suas áreas de atuação. Assim, no final da formação, estarão aptos a compreender em que consiste essa Justiça, apropriando-se dessa nova ferramenta de solução de conflitos, bem como também terão conhecimento das metodologias existentes.


O corpo docente do curso é formado pela advogada Célia Maria de Oliveira Passos, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pelo juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Marcelo Nalesso Salmaso; pela juíza do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Patrícia Pereira Neves, especialista em Proteção ao Menor pela Universidade de Coimbra; e pela juíza Vanessa Cavalieri.


As inscrições devem ser feitas pelo portal dos magistrados do TJRJ. Para mais informações do curso, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/magistrados/cursos/2021/justica-restaurativa-aplicada-a-infancia-e-juventude/justica-restaurativa-aplicada-a-infancia-e-juventude.html



12 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)