Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Conversas com a juíza” terá a bióloga Natalia Pasternak como palestrante


clique na imagem para ampliar


O ciclo de palestras “Conversas com a juíza”, promovido pelo Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), vai debater o tema “Pandemia, responsabilidade social e saúde pública”, no próximo dia 18, às 10h, via plataforma Zoom e YouTube.


A presidente do Fórum, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, doutora em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva em associação da UERJ, UFRJ, UFF e Fiocruz, será a mediadora. Haverá tradução em libras durante todo o encontro.


“Este evento tem como ideia debater o rápido avanço da ciência em trazer uma vacina para uma doença tão gravosa para toda a humanidade, e discutir os aspectos éticos da saúde pública no mundo e a biopolítica. Uma acadêmica de medicina participará para mostrar sua percepção como estudante e estagiária em UTI de Covid-19, em momento de pandemia e sua expectativa profissional e pessoal como futura profissional da saúde diante de um momento histórico mundial”, destaca a juíza.


O webinário contará com a participação da Gabriela Giannini de Souza, acadêmica de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e da bióloga Natalia Pasternak, doutora em Microbiologia pela Universidade de São Paulo, especialista em Genética Molecular, presidente do Instituto Questão de Ciência e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédica da Universidade de São Paulo.


Referência durante a pandemia com entrevistas e publicações, a bióloga comentou, em março, durante uma entrevista para o “Jornalismo TV Cultura”, sobre o estágio em que o Brasil se encontrava. Na ocasião, o país ultrapassava a marca de 300 mil mortes por Covid-19.


“Passar de 300 mil mortes significa o fracasso em implementar medidas restritivas que poderiam ter diminuído esse número. É claro que a pandemia, infelizmente, acarretaria em um grande número de óbitos, mas esse número que temos poderia ser significativamente menor se houvesse um esforço real em implementar medidas restritivas”, disse.


Atualmente, dois meses após a entrevista, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o país passou a marca de 400 mil mortes e de 15 milhões de infectados.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento.


Para se inscrever, acesse:

https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/pandemia-responsabilizade-social-e-saude-publica.html

11 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)