Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Último dia para as inscrições do Concurso Público da EMERJ
As aulas de 2022 terão início dia 24 de janeiro


Concurso público da EMERJ terá prova digital em novembro
clique na imagem para ampliar


Hoje, 22 de outubro, é o último dia para as inscrições da prova do concurso público para seleção e ingresso no Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ, no 1º semestre de 2022. A prova será digital pela terceira vez durante o período de pandemia da Covid-19. A informação está no edital assinado pela diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia.


Marcada para o dia 7 de novembro, domingo, com início às 14h, a avaliação terá duração de quatro horas, com dois intervalos de dez minutos para descanso, totalizando 4h20min de exame. Ao fim do exame, o sistema será automaticamente encerrado. Cabe ao candidato a responsabilidade de escolher o local mais adequado, de maneira que fique isolado durante toda a realização do exame.


O Curso de Especialização em Direito Público e Privado, em nível de pós-graduação lato sensu, destina-se a bacharéis em Direito que buscam o aprimoramento do conhecimento jurídico. As aulas presenciais do primeiro semestre de 2022 começam dia 24 de janeiro.


A pré-inscrição dos candidatos que desejam concorrer às vagas reservadas a afrodescendentes e indígenas (12 vagas) foram efetuadas na forma online, através do e-mail emerj.protacademico@tjrj.jus.br, direcionado à Secretaria Acadêmica da EMERJ, entre os dias 13 e 15 de setembro.


As inscrições para os candidatos de ampla concorrência (180 vagas) se encerram dia 22 de outubro. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página da EMERJ, clicar no formulário eletrônico de inscrição e preencher os campos solicitados. Para os candidatos sem acesso à internet, a inscrição poderá ser realizada, excepcionalmente, de forma presencial, junto à Secretaria Acadêmica da EMERJ, situada na Rua Dom Manuel, nº 25, 1º andar, sala 111, no centro do Rio de Janeiro, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, das 11h às 19h.


O dia do exame:


- O candidato deverá, até 15 minutos antes da prova, acessar o sistema com a utilização de uma câmera ou webcam conectada ao computador e capturar uma foto de um documento de identificação próximo ao rosto. O acesso ao ambiente de prova só será liberado após a captura da foto;


- Serão temas das questões: Teoria Geral do Estado/Direito Constitucional; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito do Consumidor; e Língua Portuguesa;


- Durante toda a duração do exame será exibido um cronômetro virtual do tempo;


- O candidato deve manter-se no ambiente virtual e manter a câmera ligada o tempo todo. Não será permitido sair do ambiente ou desligar a câmera mesmo nos intervalos;


- Ao finalizar o tempo de duração da prova, aparecerá na tela um “termo de encerramento”, o qual o candidato deverá ler atentamente e aceitá-lo, o que resultará no encerramento da aplicação da prova.


- Ao finalizar o tempo de duração da prova, aparecerá na tela um “termo de encerramento”, o qual o candidato deverá ler atentamente e aceitá-lo, o que resultará no encerramento da aplicação da prova.


Durante a avaliação, os candidatos deverão se atentar para uma série de fatores que podem resultar em sua exclusão do concurso, segundo consta no artigo 20 do Edital. Dentre os possíveis motivos de exclusão, estão: comunicar-se ou tentar comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com terceiros ou com qualquer pessoa que não seja membro da equipe responsável pela aplicação da prova objetiva digital; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do processo seletivo; além de tentar utilizar livros, notas e papéis durante a realização da prova objetiva digital.


Inscrições: Para mais informações, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/concursos/concurso-publico-para-selecao-e-ingresso-na-emerj.html



22 de Outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)