Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Com elenco de magistrados, EMERJ reapresenta "Por Elas" no mês que a Lei Maria da Penha completa 15 anos


Com elenco de magistrados, EMERJ reapresenta Por Elas no mês que a Lei Maria da Penha completa 15 anos
clique na imagem para ampliar


Para celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de janeiro (EMERJ) vai reapresentar a leitura dramatizada “Por elas”, às 15 h, do dia 27 de agosto, com transmissão pelo canal do YouTube da EMERJ.


Depois da apresentação, promovida pela Comissão de Biblioteca e Cultura, haverá uma roda de conversa pela plataforma Zoom, com a participação da juíza Adriana Ramos de Mello, titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE) e do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ.


Com a participação de onze magistrados(as) (sete juízas, três juízes e um desembargador), a montagem trata da realidade das mulheres que sofrem violência nas relações com seus parceiros. É uma homenagem à juíza Viviane Vieira do Amaral (vítima de feminicídio em 24 de dezembro de 2020) e a todas as mulheres vítimas do mesmo crime. O elenco é formado por amigos e colegas da juíza Viviane.


A nova exibição se deve, também, ao sucesso de público nas primeiras apresentações virtuais com o elenco de magistrados, nos dias 8 e 9 de março, Dia Internacional da Mulher e Dia da Promulgação da Lei do Feminicídio (09/03/2015), respectivamente, e no dia 29 de março. Só no primeiro dia, a peça foi assistida "ao vivo" por mais de 220 espectadores.


Elenco:


Participa da leitura dramatizada um elenco formado por juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que são: Paula Cossa, Raquel Gouveia, Renata Lima, Alessandra Aleixo, Rosana França, Silvana Antunes, Simone Costa, Claudio Anuzza e Renato Charnaux Sertã, além do desembargador Claudio Dell’Orto.


Mais informações:


A peça teatral “Por Elas”, de autoria de Silvia Monte e Ricardo Leite Lopes, aborda a realidade de mulheres brasileiras que sofrem violência na relação com seus parceiros e as dificuldades psíquicas, jurídicas, familiares, sociais e culturais para conseguirem romper com o “ciclo da violência”. A peça pretende provocar a reflexão e cooperar para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio na sociedade brasileira.


Apresentada, pela primeira vez em novembro de 2016, “Por Elas” realizou sessenta apresentações, entre leituras dramatizadas (2016 / 2017), temporadas regulares na Sala Multiuso do Antigo Palácio da Justiça (dezembro de 2017 / agosto de 2018) e no Teatro de Arena da Caixa Cultural RJ (dezembro de 2018).


A peça:


Um grupo de mulheres desconhecidas entre si que, em comum, têm a violência na sua vida amorosa, está reunido para falar sobre suas histórias. Conforme os relatos vão acontecendo, os conflitos, preconceitos, a dor e a própria violência surgem no grupo.


A Lei Maria da Penha A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Com 46 artigos distribuídos em sete títulos, ela cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal (art. 226, § 8°) e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro (Convenção de Belém do Pará, Pacto de San José da Costa Rica, Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher).

Link de inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIkc-ygrjwsGdZ0x3eKK5s01mVTgVek4Md8


20 de Agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)