Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Biblioteca TJERJ/EMERJ terá reabertura parcial para os alunos


clique na imagem para ampliar


A partir da próxima segunda-feira, 07 de junho, a Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira dará início ao retorno gradual. Neste primeiro momento reabrirá somente para os alunos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A informação foi anunciada na última sexta-feira (28) por meio de um encontro virtual entre os alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado e a Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ. O horário de funcionamento será das 11h até 17h.


“A decisão foi de promover uma reabertura parcial, exatamente para que não tivéssemos qualquer tipo de dificuldade, quer para os servidores que estão na Biblioteca, quer para os alunos que vão buscar a Biblioteca, se assim o desejar. O atendimento de forma presencial será exclusivamente para os alunos da EMERJ e isso não fará com que o atendimento que vem sendo prestado de modo remoto seja interrompido”, ressaltou a presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira.


No encontro, a médica infectologista do TJRJ, doutora Danielle Provençano Bhorghi, que auxiliou na decisão de reabertura do espaço, falou sobre a importância do uso da máscara: “A Covid-19 é uma doença é transmitida de duas formas, por gotículas e por contato, mas a principal forma de transmissão é por gotículas. Os estudos têm mostrado que o contato indireto tem uma possibilidade de transmissão muito baixa quando comparado a transmissão por gotículas. A diferença entre gotícula e aerossol é o tamanho da partícula. A gotícula é uma partícula maior, então, ela não vai ficar dispersa no ar como tuberculose e sarampo. Por isso, é importante usar a máscara cirúrgica ou de tecido com duas camadas, pois elas conseguem segurar as gotículas no processo de transmissão”.


A Escola está adotando as devidas medidas de segurança para que o aluno que for fazer suas atividades presencialmente esteja protegido e assim possa proteger os demais colegas. Portanto, não será permitido ao aluno retirar a máscara enquanto estiver dentro da biblioteca, com isso, não será permitido comer ou beber na sala de estudos.


Os alunos interessados em estudar na biblioteca da Escola deverão fazer um agendamento prévio com dois dias de antecedência por e-mail. Em seguida, receberão uma autorização, via e-mail, para entrar na biblioteca. Caso não receba um retorno da instituição, o estudante se encontrará na lista de espera, pois a capacidade foi reduzida para 21 mesas individuais e com distanciamento de 1,5 metro entre as mesas.


As solicitações são para dias específicos, ou seja, a cada dia o estudante da EMERJ deverá fazer uma nova solicitação e informar se pretende ficar em tempo integral com intervalo de 1h fora das dependências da biblioteca ou em tempo parcial. Ao término de estudos de cada aluno, o espaço em que ele se encontrava será higienizado.


A médica Danielle Provençano Bhorghi orientou que o aluno não vá à biblioteca e procure um médico caso esteja com um dos seguintes sintomas: dor de cabeça, nariz entupido, dor de garganta, tosse seca, tosse com secreção, falta de ar, enjoo, vômitos, diarreia, febre, dores musculares, perda do paladar e olfato.


Os livros utilizados pelos alunos só poderão ser utilizados novamente após sete dias. A infectologista afirmou: “Em relação ao cuidado com o livro, nós vamos quarentenar os livros. Obviamente que não podemos fazer desinfecção de uma obra, porque elas estragam ao longo do tempo. Então, a desifecção é contraindicada. Entretanto, há estudos que mostram que a partir do momento que uma pessoa utilizou um livro e eventualmente essa pessoa tinha a mão contaminada, se isolarmos de quatro a sete dias o material é desincfetado. Por isso, nós pegaremos esse material e vamos quarentenar pelo prazo de sete dias”.


Para saber mais sobre desinfecção de livros, acesse o link: https://www.nedcc.org/free-resources/preservation-leaflets/3.-emergency-management/3.5-disinfecting-books


Agendamento:


O e-mail para fazer o agendamento é: emerjbt@tjrj.jus.br Para entrar no espaço o aluno deve estar com sua identidade e caso o estudante falte duas vezes sem aviso prévio, ele ficará impedido de fazer uma nova solicitação.


Projetos da Biblioteca TJERJ/EMERJ


Ainda durante o encontro virtual, os alunos puderam se inteirar sobre os novos projetos da Biblioteca TJERJ/EMERJ.


Acessibilidade


O vice-presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura, desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, disse: “A biblioteca da EMERJ tem área de acessibilidade, pois o ingresso pode ser feito através da rampa de acesso, nós temos pisos com marcadores de alto relevo, temos área exclusiva com mesas adaptadas para cadeirantes e também computadores adaptados a deficientes visuais e auditivos. Estamos projetando fazer convênio com o Instituto Benjamin Constant (IBC) e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ para cada dia melhorar a questão da acessibilidade”.


Acervo


A diretora da Biblioteca, Elaine Costa Soares Silva, falou sobre o acervo da Escola: “São 800 títulos em espanhol, 200 em francês e 200 em inglês, além das coleções especiais como Barbosa Moreira (coleção que dá nome a biblioteca), Nisia Floresta (voltada para área de violência doméstica, familiar e de gênero) e LAN (Literatura Afro-brasileira e Negra)”.


Arquitetura


O assessor especial Marcos Rolim revelou que há um projeto para que haja mudanças na arquitetura da biblioteca: “Nós pedimos um projeto de arquitetura da biblioteca que já está pronto. Estamos numa fase de efetivação, a ideia é fazer uma reprogramação visual criando camadas de silêncios dentro da biblioteca”.

31 de Maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)