Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Artur Xexéo será homenageado em roda de conversa com a imprensa na EMERJ


Artur Xexéo será homenageado em roda de conversa com a imprensa na EMERJ
clique na imagem para ampliar


Jornalista, dramaturgo, tradutor, comentarista cultural, colunista e escritor. Durante os mais de 40 anos de carreira, Artur Oscar Moreira Xexéo colecionou textos, livros, peças, comentários e prêmios. Integrante da galeria “Mestres do Jornalismo”, Xexéo é o maior vencedor da divisão “Cultura – Mídia Escrita” do Prêmio Comunique-se. Diagnosticado com câncer, faleceu neste ano, 2021, no dia 27 de junho, após uma parada cardiorrespiratória.


Em memória ao jornalista, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, na próxima segunda-feira, dia 9, às 10h, via plataforma Zoom e YouTube, a Roda de Conversa diálogos com a imprensa: uma homenagem ao jornalista Artur Xexéo. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A abertura do encontro será feita pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, e pela juíza Simone Dalila Nacif Lopes, mestra em Justiça e Saúde pela Fiocruz.


Estarão presentes na homenagem os jornalistas Flávia Oliveira, comentarista da Globonews e colunista de O Globo e da CNB; Zuenir Ventura, escritor e colunista de O Globo; e Paulo Salvador, coordenador da TVT e da Rede Brasil.


Companheira de emissora e especialista na cobertura de temas socioeconômicos, como pobreza, desenvolvimento humano e desigualdade social, Flávia Oliveira lamentou, em rede social, a perda do Artur Xexéo.


“Que domingo terrível! Uma perda inestimável. Para o jornalismo. Para o Rio de Janeiro. Para o teatro. Para a cultura brasileira. Xexéo gigante!”, escreveu a jornalista.


Zuenir Ventura conheceu Artur Xexéo quando esse ainda era apenas um jovem ingressando no jornalismo. Na sucursal da revista Veja no Rio de Janeiro, viraram amigos e construíram uma relação de família. Após a morte de quem chamou de “filho profissional”, Zuenir desabafou: “Estou arrasado, imprestável. Só consigo dizer: perdi meu filho profissional”, disse em entrevista para a Agência O Globo, na época.


Após sua morte, o carioca Artur Xexéo recebeu diversas homenagens na televisão, no rádio, em jornais e na internet, vindas de companheiros da comunicação, atores, políticos, escritores e até mesmo do seu time de coração, o Fluminense.


Todos os eventos da EMERJ são exibidos e ficam salvos no canal oficial da Escola no YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/user/EMERJeventos


Inscrições gratuitas pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/homenagem-ao-jornalista-artur-xexeo.html



05 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)