Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



A nova edição do projeto “Música na Sacada” apresentará um duo de voz, violão, pífano e rabeca


imagem que representa a notícia A nova edição do projeto “Música na Sacada” apresentará um duo de voz, violão, pífano e rabeca
clique na imagem para ampliar


O projeto “Música na Sacada” da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) ganhará mais uma edição nos dias 28 – Dia do Servidor Público – e 29 de outubro. A apresentação artística, sempre às 12h, é inspirada na iniciativa dos europeus nos primeiros meses da pandemia, quando músicos tocavam e cantavam nas sacadas dos prédios para aliviar a tensão e tristeza vivida com a pandemia da Covid-19. Para essa edição, se apresentarão a cantora e compositora Maisa Arantes, e o violonista e educador Marcelo Neder.


Maisa Arantes


Cantora, compositora, pifeira e rabequista, Maisa Arantes se dedica à cultura popular e ao Forró Pé de Serra, desenvolvendo trabalho autoral e inovador em coletivos e carreira solo. Desde 2008, participa da banda Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, com quem gravou dois discos: “De Brasília a São José do Egito”, de 2009, e “Talo de Jerimum”, de 2019.


Atualmente, Maisa Arantes atua como educadora musical, oferecendo aulas particulares on-line de rabeca e pífano, além de ser artista e cantora, promovendo diversas apresentações artísticas em redes sociais. Neste ano, idealizou e fundou a Orquestra de Rabeca do Cerrado, na qual atua como arranjadora, coordenadora e rabequista, além de ter lançado a campanha de financiamento coletivo para gravação de seu primeiro EP solo, independente e autoral, chamado “Peripécia Brasileira”.


Marcelo Neder


Violonista, educador, cientista social e compositor carioca, Marcelo Neder atua em diversos projetos científicos e artísticos no eixo cultural Rio-Brasília. Aos 11 anos de idade iniciou sua formação musical como aprendiz do violonista Marcos Alves (Quarteto Maogani), com quem teve aulas regulares por dez anos. Nas Oficinas de Música Universal do maestro Itiberê Zwarg participou da gravação de dois discos, foram eles: “No caminho da paz”, de 2006, e “Quem nem o mundo”, de 2011. Ele atua nacional e internacionalmente, além de lecionar música desde 2006. No momento, Marcelo Neder participa da gravação do disco autoral e independente da cantora Maisa Arantes.


Rede Solidária EMERJ


Quem estiver pelo centro do Rio de Janeiro poderá assistir à apresentação musical e ainda contribuir com outro projeto da Escola, o “Rede Solidária EMERJ”, que em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças, está com seu foco voltado para a arrecadação de brinquedos e leite em pó. Além disso, o projeto também recebe doação de cestas básicas e alimentos não perecíveis para pessoas que vivem em ocupações no centro do Rio de Janeiro, incluindo o Projeto Menino Benjamin Filho, que é dedicado à formação cultural de crianças e de adolescentes em situação de vulnerabilidade social e fragilidade econômica na região central da cidade.


A apresentação do “Música da Sacada” será na sede da EMERJ, na Rua Domo Manuel, nº25, Centro. As doações poderão ser realizadas no andar térreo da instituição, com todos os cuidados devido à pandemia da Covid-19. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação da EMERJ (DECOM) pelo e-mail: emerj.decom@tjrj.jus.br



21 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)