Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“A fé é um dom e cada pessoa pode ter, não é exclusivo do teólogo, do padre ou da Igreja. Deus é livre”, diz doutor em Teologia no programa de entrevistas da EMERJ


clique na imagem para ampliar


Na tarde da última sexta-feira, dia 15, o programa Sextas na EMERJ – Biblioteca a Palavra É, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, (EMERJ) recebeu o padre da Igreja Nossa Senhora do Carmo de Bräunlingen (Alemanha), Jorgiano dos Santos da Silva, doutor em Teologia, para falar de fé.


O encontro foi conduzido pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, ao vivo pelo Instagram @emerjoficial.


Questionado sobre sua escolha de seguir a fé aos dez anos de idade e posteriormente se tornar padre, o convidado explicou:


“É um caminho de fé. Eu cresci em um meio de fé, em uma família religiosa, mas logicamente quando criança ainda não tinha entendimento do que isso tudo significava, para onde aquela fé me levaria. A certeza que eu tinha era de que Deus me queria, que tinha algum plano para mim, algo especial. Sempre pensei que fosse um plano de amor. A fé é uma relação de amor com o divino, não importa sua fé e religião. É uma ligação de amor e amizade”, disse.


Como país laico, o Brasil garante a igualdade e respeito entre todas as crenças e religiões – ou mesmo a falta de uma. Ao falar a respeito do assunto, o padre Jorgiano dos Santos da Silva pontuou: “A fé não é propriedade de nenhuma religião. Assim sendo, cada pessoa pode descobrir uma razão suprema que dê sentido a sua vida. O importante é que cada pessoa encontre algo que te explique sobre sua existência”.


O padre ainda reforçou sua fala sobre “encontrar algo que explique a existência”: “Na cabeça de muitos, os padres são os profissionais da fé, mas não somos os detentores dela. A fé é um dom e cada pessoa pode ter, não é exclusivo do teólogo, do padre ou da igreja. Deus é livre. Muitas pessoas desenvolvem e aprofundam mais essa relação do que outras”.


Voltado aos que buscam uma religião e algo para acreditar, no convidado destacou a importância de ter algo no que possa, segundo ele, ter apoio e confiar.


“É muito importante que cada um descubra o seu próprio caminho de fé, de viver essa relação com a divindade. Essa pessoa encontrará o ponto de apoio na vida, alguém em quem possa confiar em todos os momentos. Mas, isso não garante que a pessoa não terá problemas e desafios, mas com a fé você pensa que vai dar certo, que terá uma luz”, comentou.


No encerramento do programa, a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, falou da importância do encontro: “Vivemos momentos difíceis, não só no Brasil, mas no mundo todo, potencializados com o surgimento da pandemia, então conversar com um padre é muito bom, algo emocionante”, disse a magistrada.


O programa


O Sextas na EMERJ – A Palavra É, sempre com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é uma iniciativa da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira O programa é uma série de entrevistas em que um magistrado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) convida uma personalidade da sociedade civil para uma conversa. Todos os encontros são transmitidos na conta oficial da EMERJ no Instagram: @emerjoficial.



O encontro está disponível e pode ser assistido pelo link: https://www.instagram.com/p/CVEEueSlW8T/



18 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)