Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



A adoção em tempos de pandemia será tema de seminário da EMERJ


clique na imagem para ampliar


Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promove o webinário “Adoção em Pauta”, organizado pelo Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica. O evento será via plataformas Zoom e YouTube, nos dias 24 e 25 de maio.


Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2019 até 2020 houve uma queda de 67% no número de adoções no Estado do Rio de Janeiro. Em 2019, foram 179 crianças ou adolescentes adotados. Em 2020, primeiro ano da crise sanitária, foram 59 adoções.


A redução no número de adoções em função da pandemia da Covid-19 será um dos assuntos debatidos no evento, que será aberto pelo presidente do Fórum, juiz titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Sérgio Luiz Ribeiro de Souza.


O primeiro dia de seminário (24) trará dos temas “O Acolhimento Institucional e As Vicissitudes Durante a Pandemia: O Trabalho com a Reintegração Familiar e a Aproximação na Adoção”, “Reintegração Durante a Pandemia”, “Habilitação para Adoção na Pandemia: É Possível?”, “Entrega Legal para Adoção”, “Projeto Busca das Origens CEVIJ e CEJAI”, e “Busca das Origens nas Adoções Nacionais: Relato de Experiência”.


As palestrantes do primeiro dia do encontro serão as psicólogas Tatiana Moreira, mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Maria das Graças dos Santos Duarte, mestre em Psicologia Social pela UERJ, e Patrícia Glicério Rodrigues Pinho, mestre em Psicologia pela PUC/RJ. Também participarão as assistentes sociais Mirian de Souza Silva, especialista em Políticas Sociais pela UERJ, e Carla Muniz de Castro Garcia, especialista em Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).


A assistente social Marcelle Santos e a psicóloga Eliana Bayer Knopman, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), atuarão como debatedoras.


“Prerrogativas Legais e Distorções Sobre a Adoção”, “Indicação e Aproximação da Criança com a Família Acolhedora”, “Atendimento e o Desligamento da Família Acolhedora”, “Indicação e Aproximação da Criança com a Família Adotiva”, “A Lei que Prevê a Adoção por Famílias Acolhedoras” serão os temas do segundo dia do seminário (25).


As palestrantes do segundo dia serão: a presidente da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) Silvana do Monte Moreira; a assistente social Andrea Cristina Pereira; e as psicólogas Ana Paula Sampaio e Aline Pereira Diniz, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


A debatedora desse dia será a psicóloga Eliana Olinda Alves, doutora em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Para se inscrever neste seminário acesse os links abaixo:


Dia 24 de maio: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_FPqPDSaiQB-mA_sQM9LQjw


Dia 25 de maio: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_4bU2kj7uQ2-nvsi8L7WFug


20 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)