Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



2ª parte do conto “O Alienista”, de Machado de Assis, encerra temporada do programa Livro Aberto


2ª parte do conto “O Alienista”, de Machado de Assis, encerra temporada do programa Livro Aberto
clique na imagem para ampliar

No dia 29 de julho, às 18h30min, os magistrados que participam do programa Livro Aberto apresentarão a 2ª parte do conto “O Alienista”, do capítulo VIII ao XIII. O evento, promovido pela Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e idealizado pela Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, será transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


“O Alienista” é o último conto da 1ª temporada do programa e foi dividido em dois encontros. O primeiro, realizado no dia 22 de julho, apresentou a leitura dos capítulos I ao VII. O objetivo desse projeto é estimular a leitura e o enriquecimento intelectual e cultural.


Para o programa, magistrados do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro são convidados para lerem as obras de contistas brasileiros e estrangeiros. O evento é coordenado por Silvia Monte, assessora de fomento à cultura da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ.


Participarão da roda de leitura e debate os desembargadores Cristina Gaulia, diretora-geral da EMERJ; Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e Heleno Nunes, vice-presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e os juízes Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad e Rosana França.


O Alienista:


Dr. Simão Bacamarte, o alienista, é um médico reconhecido na Europa e no Brasil, ele retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar mais a sua profissão, a psiquiatria. Posteriormente, constrói na cidade um manicômio, chamado Casa Verde. No início eram internadas pessoas consideradas, pela sociedade, como loucas. Porém, o doutor Bacamarte fica obcecado pela profissão e acaba enxergando loucura em todos, o que faz o manicômio ficar lotado. Como a população fica assustada com as internações, ela provoca uma revolta, a Revolta dos Canjicas, liderada pelo barbeiro, Porfírio.


Os contos escolhidos para serem lidos na 1ª edição do programa Livro Aberto foram “Teoria do medalhão”, “O espelho”, “O segredo do Bonzo” e “O Alienista”. Esses são contos da coletânea Papéis Avulsos, de Machado de Assis. O autor escreveu aproximadamente 200 contos.


Os espectadores que se inscreverem no evento poderão participar virtualmente do debate e expressar sua reflexão sobre a obra.


Para se inscrever no webinar, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html




26 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)