Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Webinário debate a importância do Latim para o Direito


Webinário debate a importância do Latim para o Direito
clique na imagem para ampliar

O Fórum permanente de História do Direito promoveu, nessa segunda-feira, 05 de outubro, o encontro virtual "Latim e Direito".


O juiz Carlos Gustavo Direito, presidente do Fórum, falou sobre "A origem do Direito em Roma": Temos na nossa origem o Direito Romano; é o DNA do nosso Direito". O juiz ainda deu um conselho a quem estuda Direito: "O estudante de Direito, ainda hoje, deve procurar ler na língua originária. O latim vai ajudar o estudante a ler o alemão, o russo, além de compreender melhor a etimologia das palavras em português."


"A importância do estudo do latim ainda hoje" foi o tema abordado pela professora Katia Teonia Costa de Azevedo, doutora em Letras Clássicas, que fez a graduação em Latim. "É, sem dúvida, naquilo que é humano que reside o nosso grande e permanente interesse em estudar o latim hoje". Para quem questiona se as traduções não bastariam, ela respondeu: " As traduções são instrumentos importantíssimos e nos auxiliam, mas, ao tomar a tradução como fonte, há a renúncia do texto latino como fonte primária, uma vez que toda tradução é fruto de interpretação e análise. É importante lembrar que a língua é um meio de ser e de perceber".


O professor e pesquisador Eduardo Henrik Aubert falou sobre "O Latim Jurídico como língua técnica".


Ele citou votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello e Marco Aurélio Melo para exemplificar a linguagem técnica e a presença do latim. O professor ainda leu um trecho de um poema de Horácio e destacou: “Até a compreensão da poesia é favorecida pela consideração das especificidades da língua técnica".


Assista na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=ubFz_g50oaM



06 de outubro de 2020