Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Webinar reúne professores para debater a educação


Webinar reúne professores para debater a educação
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, na última segunda-feira, dia 03, o webinar “Educação, Ciência e Direitos Humanos”. A abertura foi realizada pelo presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, que apresentou os convidados e comentou:


“O tema do encontro consegue reunir três pérolas de conceitos que hoje, mais do que nunca, são importantes. Nunca, na minha vida, senti tanta necessidade de lutar por essas três pérolas, que podem ser a única tábua de salvação; é a razão da minha particular esperança. A ciência é tão negada, recusada, e ela nos traz a ideia do futuro, de ter esperança. Há uma recusa à ciência por governos e administrações, negando um futuro, mas, em contrapartida, criam uma promessa inverídica de um futuro melhor para o nosso país. A ciência caminha de braços dados com a educação. Somos um país que precisa da educação; de um acesso melhor à educação. Ela sempre teve o reflexo de uma assimetria e de uma desigualdade imensas, o que, agora, com a pandemia, foi agravado. Ser educado é saber que nossa vida não é igual. O artigo 5º da Constituição Federal diz que “todos são iguais perante a lei”, e isso é uma ilusão. Nós não somos iguais, não temos as mesmas oportunidades. É um país que está recheado, infelizmente, de uma desigualdade imensa, com um racismo estrutural enorme, que não nos permite avançar”, disse.


O professor Décio Nascimento Guimarães, membro do Fórum, completou:


“Agora, vemos o que esta pandemia nos revela sobre o acesso à educação. A distância e a desigualdade estão sendo ampliadas. O chamado “ensino remoto”, as aulas on-line, estão contemplando apenas aqueles que estão do meio da pirâmide para cima, e estamos nos dando por satisfeitos. Estando presenciando uma precarização ainda maior da educação”.


Também participaram do encontro os professores Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Cleonice Puggian, Fernanda Antônia da Fonseca e Jefferson Manhães de Azevedo. Esse último dissertou sobre a importância dos professores e da educação gratuita, mas alertou:


“É difícil olharmos uma propaganda oficial que quer passar a ideia de que todas as famílias brasileiras possuem um celular, um computador e um quarto para poder, de maneira tranquila, acessar o conhecimento, e quem sabe, com os pais em home-office para dar as instruções. Mas o cenário é que mais da metade dos adultos brasileiros não têm o ensino fundamental completo. A disparidade do background familiar também aumenta as distâncias, e este é o papel da educação de qualidade: diminuir essa distância entre as pessoas”.


“Vale lembrar a frase do grande e famoso cientista José Leite Lopes, que dizia: ‘Ciência empobrecida, tecnologia de segunda classe’. Essa frase inspira muito”, refletiu a professora Fernanda Fonseca.


A transmissão do encontro pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=jWRH2qhhhl4



04 de agosto de 2020