Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Webinar homenageia professor Caio Mário da Silva Pereira


Webinar homenageia professor Caio Mário da Silva Pereira
clique na imagem para ampliar

O webinar "Avosidade: Um Debate Necessário" ocorreu na manhã deste dia 07 através das plataformas Zoom e YouTube. O evento foi realizado pelo Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia.


A advogada Tânia da Silva Pereira falou da relação dos avós com os netos e sua importância para a saúde, no webinar em homenagem ao seu pai, o professor Caio Mário da Silva Pereira: "Ao brincarem, jogarem e desenvolverem tarefas com os netos, isso faz com que exercitem o cérebro, preservando a saúde mental e física do idoso. Esse relacionamento é bom, pois mantém a família unida". A advogada também tratou do apoio familiar quando os idosos estão frágeis: "É importante para os idosos contar com o apoio dos netos e o carinho da família, pois isso irá confortá-los e o fazê-los seguir adiante".


Além disso, Tânia Pereira alertou acerca das carteiras de imunização da pessoa idosa: "Os avós devem rever suas carteiras de imunização, pois seu estado imunológico pode estar inoperante. Eles devem vacinar-se contra doenças infectocontagiosas que poderão ser trazidas pelos netos".


O desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro falou: "Não há família sem afeto; o afeto é o que constitui o ente familiar". Após, o desembargador comentou sobre a troca de experiências com os mais jovens: "O grande patrimônio do velho está no mundo da memória, pois toda a vivência que a pessoa mais velha tem, de uma forma ou de outra, intencionalmente ou não, passa para aqueles que vêm depois dela".


"A questão do tempo é muito importante, pois o tempo passa e a obra fica", disse a presidente do Fórum, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo ao finalizar o evento com as imagens do homenageado Caio Mario da Silva Pereira, citando a frase da escritora Clarice Lispector, que completaria 100 anos no dia 10 deste mês.


Para assistir a este webinar completo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=xodML06LTFg



09 de dezembro de 2020