Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Quinto episódio do podcast da EMERJ no ar!


Quinto episódio do podcast da EMERJ no ar!
clique na imagem para ampliar

“O direito de pensar - Uma viagem radiofônica ao julgamento do macaco”, audiodrama original em formato de podcast e totalmente produzido remotamente durante a pandemia, lançou em 3 de dezembro seu quinto episódio. Esta novela de rádio do século XXI, com elenco formado por magistrados do TJERJ, advogados e atores convidados, resgata o célebre “julgamento do macaco”, ocorrido em 1925, nos EUA. Temas como liberdade de expressão, ciência, religião, educação, direito recheiam essa viagem radiofônica ao primeiro quarto do século XX e dialogam com a atualidade.


O podcast conta - de forma ficcional - o histórico julgamento do professor John Thomas Scopes julgado por ter ensinado a Teoria da Evolução de Charles Darwin a estudantes da oitava série numa escola pública em Dayton no Tennessee.


Pegando carona no dado histórico de que este julgamento foi o primeiro a ser transmitido nacionalmente pelo rádio, os autores - José Henrique Moreira, Sílvia Monte e Ricardo Leite Lopes - convidam os ouvintes a fazerem uma bem-humorada viagem radiofônica à época em que aconteceu o caso.


Neste quinto episódio, os cientistas que tiveram seus depoimentos vetados pelo Juiz John Raulston, dão uma entrevista coletiva no Grande Hotel. No tribunal, numa jogada de mestre o advogado de defesa Dr. Clarence Darrow convoca o advogado da acusação Dr. Williams Jennings Bryan para testemunhar; um episódio real que entrou para a história do Direito.


Assina a trilha musical original do podcast e a sua música tema o desembargador e músico Wagner Cinelli; a pesquisa e tradução das atas do processo original e de artigos da imprensa da época são do professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor teatral José Henrique Moreira; a idealização, direção e produção são da servidora do TJERJ e diretora teatral Silvia Monte.


Participam do elenco do quinto episódio:


  • Magistrados e advogados
    Desesembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira (Dra. Daisy Stewart), desembargador aposentado Antônio Carlos Esteves Torres (Prefeito Gary Randolph), juíza de Direito Dra. Elizabeth Louro (Glenda Easterbrook), advogado e desembargador aposentado Dr. Geraldo Prado (H. L. Mencken), Des. José Muiños Piñeiro Filho (Horatio Hackett Newman), juiz de direito Dr. Renato Lima Charnaux Sertã (Clarence Darrow), juiz de direito Dr. Ricardo Andrade (John Carter), desembargador aposentado Ronald Valladares (Juiz John Raulston)

  • Participação especial do diretor-geral da EMERJ Des. André Gustavo Corrêa de Andrade como o antropólogo, filósofo e escritor Fay Cooper Cole.

  • Atores convidados:
    Adriana Seiffert (cidadã e plateia), Antônio Alves (locutor da rádio WGN Atlanta, Reverendo Cartwright, Isaiah, cidadão), Daniel Ferrão (Meirinho e plateia), Dulce Penna (Caroline Smith, locutora da rádio WGN Atlanta, jornalista, Sra. Mildred Kramer), José Henrique Moreira (Maynard Metcalf, plateia), Lucas Drummond (Howard Morgan, jornalista e vendedor de picolé), Lucas Gouvêa (Jerome Lee), Nedira Campos (Sra. Rosalynn Christie), Ricardo Leite Lopes (Dave Sinclair), Rogério Freitas (William Jennings Bryan)


Ouçam o podcast no seu agregador de podcast preferido, ou aqui, no site da EMERJ: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/podcasts/podcasts.html


Realização: EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



04 de dezembro de 2020