Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Professores europeus participam de webinar da EMERJ


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito da Cidade da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta quarta-feira, dia 05, o primeiro dia do seminário “O Direito Privado em Tempos de Pandemia: uma análise ítalo-brasileira”. O evento foi realizado na plataforma Zoom e transmitido também no YouTube.


O presidente do Fórum, desembargador Marcos Alcino de Azevedo, participou da abertura do evento e apresentou os professores convidados; são eles: Patrícia Cardoso; Francesca Benattim, que discorreu a respeito do “regime jurídico dos contratos na Itália”; Fabrizio Piraino, que falou sobre “O dever de renegociar e a doutrina italiana”; e Guilherme Calmon, no papel de debatedor.


A professora Patrícia Cardoso iniciou a sua fala explicando o objetivo do seminário.


“Este evento faz parte de uma ideia acadêmica que surgiu em 2017, com a criação de um grupo de pesquisas cívicas, que envolve pesquisadores da UFF, da UERJ e de universidades italianas, a partir do meu encontro com a professora Francesca Benattim. Resolvemos criar esse grupo, do qual somos coordenadoras, juntamente com o professor Guilherme Calmon, para analisar questões atuais do Direito Civil em uma perspectiva comparada. Desde então, realizamos três seminários em parceria com a EMERJ”, disse.


“A experiência italiana será importante para nós. Este evento tem o papel de apresentar aos brasileiros quais foram as medidas adotadas na Itália em relação ao momento da pandemia, seja no plano judicial ou doutrinal, e de como poderemos de alguma forma aproveitar experiência italiana; obviamente com as devidas adaptações e adequações”, comentou o professor Guilherme Calmon.


A transmissão do primeiro dia está disponível no canal oficial da EMERJ no YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tP6oPKDfMVo



05 de agosto de 2020