Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Pensamento de Carl Schmitt” é tema de debate na EMERJ


“Pensamento de Carl Schmitt” é tema de debate na EMERJ
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de História do Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, na última segunda-feira, dia 6, o webinar “O pensamento de Carl Schmitt: uma análise histórica”. O encontro foi realizado na plataforma Zoom e transmitido também pelo YouTube.


Participaram do webinar o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, que apresentou todos os participantes na abertura do encontro; o presidente do Fórum, juiz Carlos Gustavo Direito; a juíza Daniella Prado; e os professores Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco e Ronaldo Porto Macedo Junior.


“Hoje, temos a honra de debater o pensamento de Carl Schmitt. Obviamente não dá para fazer algo muito aprofundado em razão do tempo, mas fico feliz de ver que temos quase 300 participantes, fora as pessoas que estarão pelo YouTube, assistindo um debate de alto nível, com dois professores especialistas em Carl Schmitt”, comentou o presidente do Fórum, juiz Carlos Gustavo Direito.


O professor Pedro Villas Bôas falou sobre a vida de Carl Schmitt. Segundo o professor, ser deposto do partido nazista foi a guinada nos estudos do autor.


“É uma oportunidade única de debatermos sobre esse autor, que é tão controvertido e que foi considerado um dos autores mais polêmicos do século XX. Carl Schmitt foi tão polêmico, que alguns o classificaram como ´pensador de reputação maldita´. Ele foi um pensador cuja trajetória passou pelas duas grandes guerras mundiais. Carl Schmitt teve sua vida maculada e marcada, foi relegado a um ostracismo justamente por, em 1933, ter se filiado ao partido nazista. Mas, se observarmos a trajetória do pensamento do autor, não era propriamente um nazista; tanto que, em 1936, foi deposto. Esse momento representa uma guinada nos estudos de Carl Schmitt para a parte do direito internacional, assim como para a política internacional”.


Acrescentando a fala, o professor Ronaldo Macedo destacou que a associação ao partido nazista não é algo fácil de mudar.


“Esse número de participantes se deve ao quanto tem sido utilizado “Estado de exceção” ou então “Regime de Exceção” nos últimos tempos, e sempre há uma invocação do nome do Carl Schmitt. Ele foi um autor polêmico e muitos me perguntavam o motivo de eu estudar um nazista, algo que era uma associação imediata. Isso já mudou bastante; não se trata de uma rubrica fácil de se destacar do autor”.


“Gostaria de agradecer a oportunidade de ouvir, conhecer e aprender, pois em tempos de pensamentos adormecidos é sempre bom estarmos abertos para adquirirmos novos conhecimentos e até discordar deles. Apesar das polêmicas já citadas, Carl Schmitt foi um autor de grandes conteúdos”, disse a juíza Daniella Prado, que participou como debatedora.


A transmissão do webinar pode ser acessada pela link: https://www.youtube.com/watch?v=dAr7fT8AMaw&t=168s



07 de julho de 2020