Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum da EMERJ promove segundo dia do webinar “Paternidade e Saúde da Criança”


Fórum da EMERJ promove segundo dia do webinar “Paternidade e Saúde da Criança”
clique na imagem para ampliar

“Como todos devem lembrar, o Marco Legal da Primeira Infância acabou por aumentar o tempo de licença paternidade. Ele também fez algo muito importante, que é tornar gratuita a averbação da paternidade, um problema grave nos cartórios brasileiros”, disse a vice-presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), juíza Raquel Santos Pereira Chrispino, na abertura do segundo dia do webinar “Paternidade e Saúde da Criança”, que comemora a “Semana do bebê DEGASE”.


Realizado nesta quarta-feira, dia 09, o evento teve a presença das juízas Ana Helena Rodrigues Silva e Ana Florinda Dantas; do enfermeiro neonatologista Mário Luis Ferreira; da professora Anna Paula Uziel; do educador infantil e tradutor Humberto Balthar Nicolau dos Santos; e da psicóloga Eliana Olinda Alves, mediadora do evento.


Nesse segundo dia de encontro, os palestrantes destacaram a importância de o pai ser presente. O educador infantil Humberto Nicolau usou a própria experiência para basear sua fala. Ele comentou que, na maioria das vezes, crianças negras não conhecem os pais por diversos fatores. Disse, ainda, que participa de grupos visando a troca de experiências com outros pais. O palestrante também destacou o desafio de se criar um filho em um mundo com tamanho racismo.


A professora Anna Uziel afirmou: “ter um filho é diferente de exercer a paternidade”.


“Fazer um filho e se tornar pai por ter feito um filho é diferente de exercer a paternidade. Isso é muito importante, pois existem espaços e sentidos diferentes para os meninos. Durante todos os anos de pesquisa, não foram poucos os casos que vimos de violência contra as mulheres que tentaram tirar os filhos, como se de alguma maneira isso atingisse a masculinidade dos homens ao terem o filho abortado”, disse.


Apresentando a cartilha da Unidade de Saúde Parceira do Pai, o enfermeiro Mário Luis Ferreira comentou: “O pai costuma ser a única ou principal referência emocional e social da gestante. Além disso, o envolvimento do pai em ações de saúde tem repercussão na redução de indicadores de mortalidade infantil, materna e de sífilis congênita”.


Tanto a transmissão do primeiro dia do evento como a de hoje estão disponíveis no canal oficial da EMERJ no YouTube. Para saber mais, acesse:


1º dia: https://www.youtube.com/watch?v=NCj8TcoUr2k&ab_channel=Emerjeventos

2º dia: https://www.youtube.com/watch?v=9C_2ua-uEUU&ab_channel=Emerjeventos



08 de setembro de 2020