Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Médicos debatem o enfrentamento da pandemia no Brasil


Médicos debatem o enfrentamento da pandemia no Brasil
clique nas imagens para ampliar

Curva de infecção, subnotificação do número de casos, testes de detecção do novo coronavírus e protocolo de tratamento. Esses e outros assuntos foram debatidos no webinar "Pandemia. Como Entender? Projeções e Testes", nesta sexta-feira, 22 de maio.


O clínico Luis Fernando Correia, o oncologista Otávio Clark e o patologista Hélio Magarinos Torres Filho foram os médicos convidados pelo desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da Escola.


Otávio Clark apresentou modelos com gráficos que representam matematicamente as doenças infecciosas como a COVID-19, para explicar a curva de infecção: "Achatar a curva é fazer com que um menor número de pessoas fique doente ao mesmo tempo, e o motivo para isso tem a ver com a capacidade do sistema de saúde de tratar as pessoas doentes".


O oncologista ainda falou da importância de manter o distanciamento social, citando o caso de Alagoas: "Eu sou de Maceió. Alagoas estava com a situação praticamente controlada até três semanas atrás. Mas as pessoas acreditaram que não estava acontecendo nada e foram para a rua. E Alagoas é hoje um dos epicentros de COVID-19. Os hospitais estão superlotados e tem muita gente morrendo".


A respeito dos testes de anticorpos, o patologista Hélio Magarinos Torres Filho, que é diretor médico de um laboratório que dá suporte aos testes de COVID-19 para o Rio de Janeiro, explicou: "Os testes são úteis para o mapeamento da infecção e para a determinação da imunidade da doença. E é muito importante que tenham uma interpretação correta. Os testes sorológicos são mais sensíveis e precisos. Os testes rápidos são mais sujeitos a resultados falso-negativos e falso-positivos".


Sobre a possibilidade de uma pessoa curada da doença se reinfectar, Hélio Magarinos Torres Filho disse: "Tudo indica que os anticorpos vão proteger contra uma nova infecção. Se você tem anticorpos, teoricamente, está imunizado. Ainda não temos certeza, por isso é importante continuar com os cuidados, até termos certeza absoluta".


Em relação aos números de infectados e a necessidade de prevenção, Luis Fernando Correia ressaltou: "No Brasil, lidamos com uma subnotificação crônica dos casos da doença. As máscaras vão fazer parte da nossa roupa por muito tempo. Só que a máscara não funciona sozinha. É preciso, além da máscara e do distanciamento social, lavar as mãos com frequência e lembrar de não colocar a mão no rosto".


O desembargador André Andrade pediu aos médicos que falassem sobre o protocolo do Ministério da Saúde, que indica o uso de substâncias como Cloroquina e Hidroxicloroquina para casos leves da Covid-19.


"Este protocolo é um documento político, não científico, empurrado de cima para baixo. Temos hoje inúmeros trabalhos científicos com pacientes da COVID-19 e a conclusão é que não existe embasamento cientificamente comprovado para o uso dessas substâncias", destacou Luis Fernando Correia.


"Este protocolo do Ministério da Saúde é um absurdo. Existem evidências de que não funciona. É prejudicial. Um estudo científico publicado hoje na revista The Lancet, com 96 mil pacientes, uma parte deles utilizando as duas substâncias, concluiu que os pacientes que não receberam essas medicações tiveram melhores resultados na recuperação", ressaltou Otávio Clark.


Ao encerrar o encontro on-line, o desembargador André Andrade pontuou: "O webinar é um serviço de utilidade pública, que leva informações para as pessoas. E a EMERJ é um espaço privilegiado porque nós temos um público formador de opinião. São magistrados, advogados, profissionais do Direito, estudantes e pessoas de outras áreas que são multiplicadores. E é importante que nós disseminemos o conhecimento. A EMERJ é um lugar onde tratamos os temas de forma científica, de forma racional. Aqui o discurso não é ideológico. A ideologia não pode se sobrepor à ciência. Aqui na EMERJ, nós fazemos ciência e combatemos o obscurantismo”.




22 de maio de 2020