Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados e médico discutem biopoder, pandemia e sistema único de saúde


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia promoveu, nesta quarta-feira, 08 de julho, o webinar "Biodireito e Pandemia". A juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, presidente do Fórum, abriu o evento com linóleogravuras (técnica de reprodução de imagem) do artista gaúcho Carlos Scliar e apresentou os convidados.


"Biopoder e negação da vida" foi o tema abordado pelo desembargador Sergio Verani. "Biopoder é isso, a negação da vida", destacou o desembargador. Sergio Verani falou da relação colonizador x colonizado e ressaltou: "Que momento histórico é este de grande produção da morte com a pandemia e também antes da pandemia? O capitalismo neste século XXI cada vez mais tem sido um processo de produção somente de sofrimento e morte. Tudo a favor de mais mercadoria".


"Quando se fala de biopoder, fala-se desse mecanismo de estabelecer um domínio absoluto sobre a vida, sobre os corpos e sobre o pensamento", destacou o desembargador.


Ele citou textos dos filósofos Michel Foucault e Frantz Fanon e falou sobre o momento político no Brasil: "Não há lembrança de maior terror dentro do regime chamado democrático do que o momento que estamos vivendo no Brasil, um genocídio absoluto".


Sergio Verani concluiu:" O compromisso dos juízes deve ser com a vida, e não com a morte".


O médico Sergio Rego, pesquisador titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), falou sobre "Bioética e a COVID-19".


"A bioética como uma corrente da filosofia moral se preocupa em analisar os argumentos morais a favor e contra determinadas práticas humanas que afetam a qualidade de vida, o bem-estar dos humanos e dos outros seres vivos e a qualidade dos seus ambientes, e em tomar decisões baseadas nas análises anteriores", ressaltou o médico.


Sergio Rego falou do Sistema Único de Saúde (SUS), desde a sua criação até os dias atuais. Ele destacou as crises econômica, social e política ao falar sobre o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: "É incompreensível que não tenhamos uma estratégia nacional, uma simbiose entre as diferentes esferas de governo, para enfrentar o maior problema de saúde pública dos últimos 100 anos".


Assista o webinar em https://www.youtube.com/watch?v=BpWgzG3uQqU




08 de julho de 2020