Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados e doutores em Direito participaram da reunião virtual sobre ação rescisória


Magistrados e doutores em Direito participaram da reunião virtual sobre ação rescisória
clique na imagem para ampliar

Noções gerais, formação progressiva da coisa julgada da ação rescisória (Súmula 401 STJ), decisão de mérito e causa de pedir foram os temas abordados no webinar "Ação Rescisória", desta quarta-feira, 01 de julho.


Promovido pelo Fórum Permanente de Processo Civil, magistrados e doutores em Direito participaram da reunião virtual, que foi aberta pelo desembargador Luciano Rinaldi, presidente do Fórum.


Luciano Rinaldi apresentou as noções gerais da ação rescisória: "A ação rescisória é um meio de impugnação de decisão judicial, é uma ação autônoma que se propõe para desconstituir a coisa julgada. É muito comum se verificar a tentativa de utilização da rescisória como se recurso fosse. Essa não é a finalidade da rescisória, que visa rescindir, desconstituir, a coisa julgada."


A professora Juliana Cordeiro de Faria (UFMG) falou sobre a formação progressiva da coisa julgada, ao revisitar a Súmula 401 do STJ, e deu como exemplo uma ação indenizatória. Ela ressaltou: "O processo, além de produzir um resultado justo, precisa ser justo em si mesmo".


"Coisa julgada não tem cheiro, não tem corpo, não é material, nem formal. Ela é a imutabilidade do comando. E o comando pode interferir na vida das pessoas, pode declarar a existência ou a inexistência de direitos, relações, situações jurídicas; pode condenar, constituir, desconstituir", destacou o professor Eduardo Talamini (UFPR), ao falar sobre decisão de mérito.


A causa de pedir na ação rescisória foi o tema abordado pelo desembargador Alexandre Câmara, professor da EMERJ:"A causa de pedir da ação rescisória é um conjunto de fatos essenciais que servem de fundamento para a pretensão. Sempre que alguém pedir uma ação rescisória terá que descrever com absoluta precisão a sua causa de pedir, como em qualquer demanda."


Assista na íntegra o webinar em https://www.youtube.com/watch?v=oI2olTk4MYQ



01 de julho de 2020