Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Live debate "Radicalismo e Personalidade Autoritária"


Live debate “Radicalismo e Personalidade Autoritária”
clique na imagem para ampliar

Poder, populismo, autoritarismo, democracia e humanidade foram temas do "Bate-Papo com o Diretor" desta segunda-feira, 8 de junho. A psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa foi a convidada do desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ.


Na live "Radicalismo e Personalidade Autoritária", a psiquiatra ressaltou a importância de se reconhecer o sentido da vida e os valores do ser humano. Ana Beatriz citou o pensamento dos grandes filósofos Aristóteles, Platão e Confúcio: "Principalmente na fase de 800 a.C a 200 a.C, eles falavam da razão, que o homem tinha que ser racional, mas que, ao mesmo tempo tinha que ter valores, virtudes e sabedoria".


Ao responder a um questionamento do desembargador André Andrade, a psiquiatra falou sobre o crescimento do autoritarismo e do populismo no mundo, que teria como causa a educação: "O sentido da vida de um ser humano é seguir valores, praticar esses valores nas suas atitudes, ter sabedoria e evoluir na sua consciência. Agora, se você não ensina isso a uma criança desde cedo, ela vai acreditar, na adolescência, que o sentido da vida dela é trabalhar para ter dinheiro e comprar uma Ferrari. Hoje temos um ensino de excelência, que é tecnicista. Formam-se excelentes técnicos, especialistas, PHDs, mas sem noção de visão do mundo. A pessoa radicaliza porque ela vê o mundo na especialidade dela. Essa educação nos trouxe a este embate: todo mundo tem um micromundo e quer que todo mundo seja daquela tribo. Vivemos um conflito imenso porque deixamos de ter a educação generalista”.


Ana Beatriz Barbosa traçou um perfil do autoritário: "Toda personalidade autoritária está na infância e na adolescência, não sabe construir sua individualidade, sempre foi muito submissa às autoridades e, quando consegue o poder, submete todo mundo também. O autoritário não ouve e se preocupa demais com a vida dos outros. Todo autoritário gasta um tempo enorme fiscalizando a vida dos outros".


"Nós temos que nos tornar sábios. Filosofia é o amor pelo saber e pela nossa ciência humana", concluiu a psiquiatra.


Assista na íntegra a live em https://www.youtube.com/watch?v=AAQqpjMMZqM&t=3s


Sobre a convidada:
A médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa é membro da Academia de Ciências de Nova Iorque e referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Ana Beatriz também é escritora, com mais de dois milhões de livros vendidos, entre eles o best-seller "Mentes perigosas, o psicopata mora ao lado".



10 de junho de 2020