Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



História do racismo no Direito brasileiro foi tema de webinar da EMERJ


História do racismo no Direito brasileiro foi tema de webinar da EMERJ
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de História do Direito realizou na noite de segunda-feira, dia 31 de agosto, o webinar "História do Racismo no Direito Brasileiro". O evento foi transmitido através das plataformas Zoom e YouTube.


"Acredito que hoje nós estamos passando por um momento decisivo, momento em que as populações que são tradicionalmente chamadas de minoria entenderam que podem atuar para desmontar o sistema que reproduz a condição de desigualdade. Acredito também que, a população mundial está entendendo que essa desigualdade afeta o mundo como um todo", afirmou a cocriadora da marca Afrodiálogos Lucimar Felisberto dos Santos.


A juíza e professora de Direito Penal Adriana Cruz comentou o relatório de intolerância religiosa no Brasil, organizado pelo Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e publicado em 2019: "Os ataques às religiões de matriz africanas são situações que têm ocorrido e, muitas vezes, nós, do direito, não enxergamos aquele grupo como merecedor de proteção; o sistema não consegue perceber a violação desse direito no plano e na gravidade que ela acontece".


A professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) Ana Carolina Mattoso falou sobre o tema da eugenia no Brasil: "Nos anos 30, os defensores da Eugenia deram uma dimensão científica através da legislação social. Eles buscavam a eugenia como fundamento para as políticas sociais. Foi nesse período que criaram da Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM)".


"Falar de História é muito importante para que possamos compreender a sociedade em que vivemos. Se nós não conhecemos a nossa história, nós não compreendemos adequadamente nosso presente e não podemos encontrar soluções para o nosso futuro", disse o diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.


Esteve presente no evento o presidente do Fórum, juiz Carlos Gustavo de Direito.


Para assistir ao webinar completo, acesse o canal do YouTube EMERJ Eventos. https://www.youtube.com/watch?v=KlV84WE1ujA



01 de setembro de 2020