Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



"Há crianças que são encaminhadas aos abrigos que nunca viram as estrelas, elas já nasceram presas", afirmou a defensora pública do Estado de Sergipe Carla Caroline Silva, em webinar da EMERJ


“Há crianças que são encaminhadas aos abrigos que nunca viram as estrelas, elas já nasceram presas”, afirmou a defensora pública do Estado de Sergipe Carla Caroline Silva, em webinar da EMERJ
clique na imagem para ampliar


Na noite de sexta-feira (23), o Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal promoveu o segundo módulo do webinar "Criminologia de Gênero: Mulheres Encarceradas". As transmissões ocorreram através das plataformas Zoom e YouTube.


O evento foi iniciado pelo diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade. Na oportunidade, ele disse que as organizações prisionais podem ser aperfeiçoadas ao buscarem os direitos humanos: "As condições dos sistemas prisionais são aterrorizantes, mas nós fechamos os olhos para isso. Daí a importância de tratarmos desse tema aqui na EMERJ, para questionarmos o sistema, para que não seja um fato imodificável, um dado ou algo que não pode ser melhorado. As instituições devem e podem ser aperfeiçoadas em busca dos direitos humanos".


"O encarceramento aumentou muito em relação às mulheres. Grande parte das mulheres são presas por tráfico de drogas", afirmou o desembargador Sérgio Verani.


Para a advogada do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (Cadhu) Bruna Angotti, a pena não restringe apenas a liberdade espacial, mas também interfere em diversos direitos que essa pessoa pode ter: "Prisão é prisão, é um espaço de violação de direitos. Quando falamos em pena privativa de liberdade, é um lugar de privação de muitos outros direitos além da liberdade, como pena restritiva de comida adequada e laços familiares".


"Há a negligência dos porquês de essa mulher estar na prisão. O encarceramento feminino aumentou mais de 200%, e a sociedade não parou para se perguntar acerca dos porquês disso", ressaltou a defensora pública do Estado de Sergipe Carla Caroline Silva.


Também participaram do evento o presidente do Fórum Permanente, Paulo Baldez, e a professora Luanna Tomaz de Souza.


Os webinares da EMERJ ficam disponíveis no canal do YouTube "EMERJ Eventos". Para assistir a este evento, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=sZxNTK755o8


Cada palestra conta com um tema diferente e é promovida por um dos 37 Fóruns Permanentes da EMERJ. Para saber sobre os próximos webinares, acesse o link abaixo e faça sua inscrição.
https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos_emerj_gratuitos.html



27 de outubro de 2020